Zélia Gattai deixa UTI de hospital em Salvador

Internada no Hospital Aliança, em Salvador (BA), desde a tarde de ontem, a escritora Zélia Gattai, 89, deixou a UTI (Unidade de Terapia Intensiva) da Unidade Cardíaca da instituição. Seu estado de saúde é estável e ela foi encaminhada para um quarto do hospital, segundo informou o boletim médico divulgado nesta manhã.

De acordo com a equipe médica, a escritora já teve a função respiratória estabilizada assim como a pressão arterial e a freqüência cardíaca. Zélia permanecerá em observação.

Os médicos ainda não falam em alta hospitalar.

Zélia chegou a sala de emergência do hospital com falta de ar. Após diagnóstico da equipe médica, foi detectado um quadro clínico cardiológico de edema pulmonar secundário, além de uma insuficiência severa na válvula mitral e hipertensão arterial.

Segundo um especialista, um problema na força de contração da válvula mitral da paciente pode estar impedindo o coração de bombear o sangue normalmente e o mesmo acaba se acumulando no pulmão.

Zélia é viúva do escritor Jorge Amado, morto em 2001. Os dois se conheceram em 1945, quando trabalharam juntos no movimento pela anistia dos presos políticos. Durante anos, Zélia trabalhou ao lado do marido, datilografando os originais de seus livros.

A obra da escritora, nascida em 1916, é composta de nove livros de memórias, três livros infantis, uma fotobiografia e um romance.

Em sua última obra, ‘Vacina de Sapo’, a autora lembra sua relação de 56 anos com o marido, em especial o período final em que o escritor estava com a saúde debilitada e recebeu visitas de curandeiros –como a de um índio da Amazônia, que recorreu a uma terapia alternativa, episódio que dá título ao livro.

Fonte: Folha

Veja Mais

Deixe um comentário