O governador em exercício, Luis Abílio, empossou hoje, o novo diretor-geral do Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran), tenente-coronel João Marinho da Silva Filho, que, entre outras funções, já exerceu o cargo de secretário do gabinete do governador Ronaldo Lessa e, recentemente, a Superintendência do Cerimonial do Palácio Marechal Floriano Peixoto.
Marinho assume a pasta no lugar do fiscal de tributos da Secretaria Executiva da Fazenda José Eugênio de Barros Filho, que dirigia o órgão desde maio de 2004. O tenente PM Sandro Roberto Bezerra assume o comando do Cerimonial.
Em seu discurso, Abílio fez questão de esclarecer que a mudança no Detran era um ato absolutamente administrativo e que pretende dar continuidade à dinâmica implantada pelo ex-diretor. “É mais um ato de rotina do governo e não tem nenhum cunho político, o que muita gente está especulando”, esclareceu.
“O Detran é atualmente um dos órgãos mais respeitados do Estado, que adquiriu um nível de excelência na qualidade dos serviços prestados à população, graças à contribuição que o José Eugênio conseguiu implantar na pasta”, elogiou Abílio, ao reafirmar que as indicações anteriores feitas para o órgão, pelo presidente da Assembléia Legislativa, deputado Celso Luiz, fazem parte da rotina administrativa que move qualquer governo.
“O Celso continua um parceiro do governo e acredita no projeto de desenvolvimento implantado em Alagoas. Não adianta fazer especulações. Quanto ao novo gestor que chega (João Marinho), ele é uma pessoa da mais alta competência e também gabaritado para exercer o cargo”, completou Abílio.
Prestação de contas – “Considero-me um parceiro do projeto deste governo desde 1999, quando assumi a chefia de Gabinete do Detran. E sinto-me feliz por ter chegado ao nível mais alto do órgão, em maio de 2004, e ver hoje a satisfação dos funcionários”, ressaltou o ex-diretor José Eugênio.
Na oportunidade, Eugênio fez um amplo balanço do trabalho e destacou, entre outras conquistas, uma recente pesquisa que demonstra a satisfação do público externo com os serviços do Detran, atualmente entre ótimo e bom. “Foram 95% de pessoas pesquisadas que opinaram e colocaram o órgão no nível entre bom e ótimo”, destacou.
José Eugênio lembrou ainda que a nova estrutura e cultura do Detran devem-se ao compromisso do governador Ronaldo Lessa em realizar um concurso público sério e que serviu de divisor de água na administração da pasta. “Todos os concursados aprovados já foram chamados e atualmente já será preciso um novo concurso. evoluímos ainda na questão da descentralização dos serviços, e só quem teve a ganhar foi a população de Alagoas”, completou o ex-diretor.
O novo diretor-geral do Detran, tenente-coronel João Marinho, que também tem formação em segurança pública, disse que já está estudando minuciosamente a pasta e que já está formalizando idéias com o objetivo de implantar novos projetos para melhorar ainda mais a prestação de serviços à população. “Quero ser moderado para falar sobre o Detran. Mas vou me esmerar em estudar o órgão e me cercar de pessoas abalizadas para formarmos uma grande equipe”, garantiu.
Prestigiaram a solenidade, entre outras personalidades, secretários coordenadores e executivos, dirigentes de órgãos e diversos