Conhecida pela diversidade de manifestações culturais, pelas riquezas históricas e arquitetônicas e pelas belezas naturais, a cidade de Olinda, em Pernambuco, será a Capital Brasileira da Cultura a partir de 1° de janeiro. Depois de concorrer com duas capitais, Salvador e João Pessoa, o município pernambucano foi escolhido para ser a referência cultural do país até 31 de dezembro de 2006.
Essa será a primeira vez que o Brasil terá uma capital cultural. O projeto é uma iniciativa é da organização Capital Brasileira da Cultura (CBC), com o apoio dos ministérios da Cultura e do Turismo e da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco).
"Olinda vai inaugurar o projeto em 2006, vai exercer o título de capital brasileira da cultura durante todo o ano e vai desenvolver um extenso programa de atividades culturais que visam valorizar e potencializar a cultura local, atraindo o interesse dos cidadãos e elevando a auto-estima da população", destaca o diretor executivo da CBC, Mário Vendrell. Segundo ele, a iniciativa é pioneira no Brasil, mas já é tradição em alguns países da Europa.
A prefeitura de Olinda está preparando uma extensa programação, sobretudo no carnaval, para marcar o ano em que será capital cultural do país. A primeira atração será na virada do ano, com uma comemoração ao longo da orla marítima e no centro histórico. Serão realizadas apresentações de orquestras itinerantes de frevo e ciranda, acompanhadas pelos tradicionais bonecos gigantes.
De acordo com informações do site da prefeitura, a festa vai acontecer na praia de Casa Caiada com a participação de orquestras de frevo e da Ciranda do Mestre Ferreira. Uma queima de fogos de 10 minutos vai comemorar a escolha da 1ª Capital Brasileira da Cultura.
Segundo Mário Vendrell, a prefeitura de Olinda deve divulgar o restante da programação para 2006 no início do ano. Ele lembrou que, além de aumentar o número de turistas que visitam a cidade, o projeto também atrairá mais investimentos para Olinda.