A Prefeitura Municipal de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realiza nesta segunda-feira (2), nos Caics dos bairros Benedito Bentes e Vergel do Lago, a atualização do cadastro do Programa Bolsa Família, sempre pela manhã das 8h30 às 12h, e à tarde, das 14h às 18h.
Na última quarta-feira (28), a escola Antonio Vasco, em Guaxuma, recebeu a equipe do Bolsa-Família com 13 cadastradores que trabalharam no local nos dois horários. A coordenadora do Programa Bolsa-Família disse que por motivo das festas natalinas, houve um declínio no número de cadastro. “Esperamos que a partir do ano que vem possamos atingir o mesmo percentual do ano passado, e que haja um crescimento no número de cadastro”, avaliou.
O recadastramento do Programa Bolsa Família começou no dia 25 de agosto e a pretensão é atender 70 mil famílias em Maceió, ou seja, 90% das famílias carentes. O governo Federal prorrogou até 28 de fevereiro para o cadastramento do Programa Bolsa-Família. O Cadastramento do Bolsa-Família é para aqueles que ainda não têm o cartão do Programa, enquanto que o Recadastramento é só para atualizar os dados existentes.
Os documentos necessários para fazer o recadastramento do Programa Bolsa Família entre aqueles que residem em casas, são o comprovante de residência atualizado e o cartão Bolsa Família. Os adultos terão que levar Identidade, CPF, Carteira de Trabalho, Certidão de Nascimento ou, ainda, Certidão de Casamento ou Título de Eleitor. Além desses documentos, as crianças também terão que levar Certidão de Nascimento. Já as crianças de 0 a 6 anos devem apresentar o Cartão de Vacina, enquanto que as de 7 a 15 anos devem entregar a Declaração da Escola (2005).
Para o coordenador da equipe de pesquisadores da Semas, André Viana, a maior dificuldade para se fazer a atualização do Bolsa-Família é a documentação incompleta, já que muitas pessoas são carentes e não possuem todos os documentos. “Já foram atualizadas 26 mil famílias no Programa Bolsa-Família. Para cada criança, o programa libera R$ 15 e o máximo são três crianças por família, enquanto o valor do Bolsa Família é de 50 reais”, explicou ele.