I Mostra de Lapinhas reabre amanhã com apresentação de folguedos

Com a proposta de estimular e resgatar as tradições populares de natal na rede estadual de ensino, a 13ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), com sede em Maceió, iniciou em outubro um projeto cultural nas séries dos ensinos fundamental, médio e de educação de jovens e adultos das escolas da região, cujo resultado pode ser conferido no Museu Brandão.

Até o dia 6 de janeiro, toda a comunidade pode conferir a I Mostra de Lapinhas das Escolas Públicas e Cantata de Natal, que conta com a participação de 21 escolas estaduais. Amanhã, às 16 h, a exposição será reaberta com apresentações de folguedos e grupos de música das unidades participantes.

De acordo com a assessora pedagógica da 13ª CRE e uma das coordenadoras do projeto, Maria do Socorro Alves, a idéia de construir os presépios nas escolas surgiu após a participação das unidades de ensino da coordenadoria no I Encontro Estadual de Quadrilhas Juninas, promovido pela Coordenadoria de Ação Cultural. “Ficamos empolgados com o empenho das escolas e pensamos que seria interessante promover algo no fim de ano. É importante que os alunos e educadores saiam um pouco do espaço da sala de aula e exponham seus trabalhos", explica.

As atividades tiveram início em outubro. Além da mostra de lapinhas, as escolas da 13ª CRE também apresentam seus grupos de Projeção de Folguedos, coordenados por agentes culturais da secretaria.

Participam da exposição as escolas estaduais Campos Teixeira, Guilhermino de Oliveira, Edson Salustiano, Erotildes Rodrigues Saldanha, Fernandes Lima, Floriano Joaquim de Melo,Jarsem Costa, Jornalista Raul Lima, Julieta Ramos, Ladislau Neto, Malba Lins, Manoel Simplício, Mário Broad, Noel Nutels, Pedro Teixeira, Rosalvo Lobo, Sebastião Felisberto, Theonilo Gama, Virgínio de Campo e Miram Marroquim, e ainda o Centro de Educação Especial Wandette Gomes de Castro.

Programação – A partir de amanhã, quem visitar o Museu, paralelo à mostra de lapinhas, poderá conferir, a partir das 16 horas, o coral do Centro Wandette de Castro, seguida da encenação "Criação do Mundo", do grupo de teatro da Escola Estadual Mário Broad.

No dia 4, alunos do Núcleo de Artes e Expressões Artísticas do Cepa apresentam seu guerreiro. Em seguida, os visitantes podem conferir o pastoril da Escola Estadual Campos Teixeira. Na quinta-feira, também a partir das 16 horas, as apresentações ficam por conta do Grupo Educação Faz Flauta, formado por alunos da Escola Estadual Theonilo Gama. O encerramento acontece no dia 6, às 16h, com a entrega de certificados às unidades de ensino participantes e exibição da Banda de Música da Polícia Militar.

Fonte: Com Agência Alagoas

Veja Mais

Deixe um comentário