O governador em exercício Luis Abílio sancionou, agora há pouco, a lei que cria a Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária Animal. A iniciativa é um importante passo para que Alagoas se habilite a sair da zona de risco desconhecido da febre aftosa.
Esse é um dos 13 itens obrigatórios para que o Estado seja reconhecido pelo Governo Federal e suba no ranking de estados livres da doença. Desde o início da gestão do governador Ronaldo Lessa, em 1999, Alagoas não registrou nenhum caso de aftosa.
Durante a solenidade na Sala dos Conselhos, no Palácio Floriano Peixoto, o governador Luis Abílio destacou a importância da agência para o fortalecimento da agropecuária no Estado. Segundo Abílio, o próximo passo será a criação de um cadastro para levantar a real situação do rebanho alagoano.
Abílio ainda nomeou Hibernon Cavalcante como diretor-geral da agência, que terá 15 escritórios distribuídos pelo Estado, que serão subordinados a três gerências regionais, que por sua vez respondem à unidade central, localizada em Maceió.
Hibernon Cavalcante informou que a nova agência foi detalhadamente idealizada há cerca de dois anos e que diversos técnicos já passaram por cursos de capacitação ministrados pelo Ministério da Agricultura.
Neste primeiro momento, a agência terá o apoio de funcionários da Secretaria de Agricultura do Estado, mas o governador Luis Abílio informou que está sendo elaborado um concurso público para compor o quadro funcional da agência reguladora.
O governador Luis Abílio, durante a solenidade, ainda destacou a colaboração de empresários e entidades para o fortalecimento da agência, como o presidente da Federação das Indústrias, José Carlos Lyra, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas, Wilson Barreto, presidente da Associação de Criadores do Estado, Edílson Maia e diretor de Agricultura do Estado, Álvaro Almeida.