O Comando de Policiamento da Capital divulgou, nesta tarde, o relatório das vistorias prévias realizadas nos meses de novembro e dezembro aos 11 estádios de futebol em Alagoas.
A vistoria é realizada anualmente, antes dos jogos do Campeonato Alagoano, a pedido do Ministério Público, para cumprir os itens de segurança exigidos pela lei federal do Estatuto do Torcedor.
Na reunião, realizada no Ministério Público, estavam os promotores Max Martins e José Arthur Melo, mas o parecer e o relatório sobre os estádios são responsabilidade de uma comissão formada pela Polícia Militar.
“Se o estádio não for aprovado, a federação transferirá o jogo para o local mais próximo de onde a partida seria realizada”, disse o presidente da Federação Alagoana de Futebol, Raimundo Soares, lembrando que o campeonato está marcado para começar no dia 15 deste mês, no campo do CRB.
De acordo com o relatório, três estádios de Maceió – Nélson Feijó, do CRB e do Mutange – foram considerados inadequados para a realização de jogos do Campeonato Alagoano. Já o Estádio Rei Pelé foi considerado inapto, pela falta de alguns itens de segurança e será novamente vistoriado na próxima sexta-feira.
“Após a primeira vistoria, nos reunimos com a Polícia Militar e há mais de 20 dias estamos fazendo toda a reparação do estádio, para a vistoria definitiva”, explicou o secretário Executivo de Esportes, Alberto Sextafeira, que é responsável pelo estádio.
Segundo Raimundo Soares, os estádios estão passando por mudanças para passar na vistoria definitiva. “O CRB está em reforma, colocando cadeiras novas, cabines para a imprensa, mudando o gramado e passando por limpeza”, disse.
Para o coronel Marcos Brito, comandante do CPC, os estádios alagoanos não terão muitos problemas, já que foram notificados e tiveram tempo para realizar as mudanças. “Eu acredito que com uns reparos, o Nélson Feijó não terá problemas. Hoje, a comissão foi ao CRB e o estádio está em reformas, mas ainda vamos marcar uma data para a vistoria definitiva”, adiantou.
Sobre o Mutange, o estádio não participará dos jogos do campeonato.
Interior
O comandante do CPC, coronel Brito, também entregou hoje os relatórios dos estádios vistoriados no interior do Estado – de Palmeira dos Índios, Arapiraca, Santana do Ipanema, Penedo, Coruripe, Matriz do Camaragibe e Murici. Todos foram considerados inadequados.
Os pareceres serão entregues ao procurador-geral, Coroacy Fonseca, que repassará os relatórios aos promotores responsáveis pelas comarcas. “Cada promotor se reunirá com o responsável do estádio para exigir as mudanças”, disse o promotor Max Martins.
Na reunião, o coronel Brito também adiantou que amanhã está marcado a vistoria definitiva nos estádios de Arapiraca e Palmeira dos Índios. “Hoje o CSA só realizou o jogo em São Miguel depois da vistoria do estádio, já que não ocorria jogo no campo há muito tempo”, afirmou Brito.