Criar vivência de uso de ambiente virtual e analisar as potencialidades de sua utilização em disciplinas regulares de cursos de graduação são os objetivos da “Oficina de Educação à Distância em Ambiente Virtual”, que a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) realiza, de 10 a 12 de janeiro, com todos os coordenadores de cursos de graduação.
A abertura do evento acontece, amanhã, 10, às 9 horas, com uma palestra aberta sobre “O Educador, as novas tecnologias e a educação à distância: fundamentos, práticas e desafios”, ministrada pela professora da PUC/SP, Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida.
O evento discutirá, ainda, experiências e questões atuais sobre Educação à Distância entre os grupos com painéis e palestras. Os participantes terão a oportunidade de assistir uma apresentação sobre “Formação de Educadores em Ambientes de Aprendizagem com Suporte na Tecnologia Digital – Experiência de um Grupo de Pesquisa”.
Para a Pró-Reitora de Graduação, Maria das Graças Tavares, a atividade se reveste em grande importância, considerando ser a Educação à Distância um recurso valioso. Ela destaca que não só para a implantação de cursos de graduação à distância como para a realização de atividades na modalidade à distância em disciplinas de cursos presenciais.
A plenária de encerramento terá reflexão final sobre a experiência, as possiblidades de uso de ambientes virtuais em cada disciplina, as dificuldades e as condições necessárias para viabilização do seu uso.