Corpo de general morto no Haiti deve ser enterrado amanhã no Rio

O corpo do general brasileiro Urano Teixeira da Matta Bacellar, 57, deve chegar na manhã desta terça-feira à Base Aérea de Brasília. Ele foi encontrado morto no último sábado no quarto do hotel onde morava, na capital Porto Príncipe.

O enterro do general, que comandava a Minustah (Missão das Nações Unidas para a Estabilização do Haiti), está previsto para amanhã, no Rio de Janeiro.

Segundo a agência de notícias Efe, ele fora atingido por um tiro na cabeça. Agências de notícias internacionais dizem que ele cometeu suicídio. Autoridades brasileiras investigam as circunstâncias da morte.

Cerca de 300 pessoas participaram ontem da cerimônia de honras fúnebres ao militar. Promovida pela ONU, a homenagem terminou por volta das 7h40 (10h40 de Brasília).

Missão de paz

O Brasil conseguiu nesta segunda-feira o apoio da comunidade internacional para continuar à frente da missão de paz da ONU (Organização das Nações Unidas) no Haiti.

Representantes dos Estados Unidos, França, Canadá, Argentina definiram, em teleconferência, que o melhor para o Haiti seria a continuidade da missão chefiada pelo Brasil.

O país indicou nesta segunda-feira o nome do general José Elito Carvalho Siqueira, comandante da 6ª Região Militar, em Salvador, para substituir Bacellar. O nome do general sucessor ainda deve ser aprovado pelas Nações Unidas.

Bacellar comandava desde setembro a missão, integrada por 7.500 homens, incluindo 1.200 brasileiros. Ele assumiu o posto em agosto passado, substituindo o general Augusto Heleno Ribeiro.

Na teleconferência, os países concordaram também em manter as eleições no país, prevista para acontecer no dia 7 de fevereiro.

Fonte: Folha Online

Veja Mais

Deixe um comentário