Safra de grãos de milho e feijão bate recorde em Alagoas

Alagoas registrou em 2005 a maior safra de grãos de milho dos últimos tempos e uma considerada safra de feijão. A informação foi do secretário executivo de Agricultura, Irrigação, Pesca e Abastecimento, Kleber Torres, que, ao mesmo tempo em que comemora a iniciativa do governo de Alagoas de distribuir sementes, recomenda aos produtores do Agreste e Sertão, que reclamaram da queda na safra do ano passado, que comprem sementes credenciadas pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), como acontece com as que são distribuídas pela secretaria para agricultores dos movimentos sociais e pequenos produtores rurais.

“O problema é que os grãos de má qualidade e a preço baixo têm reduzido o poder germinativo. A queda na produtividade está relacionada com a compra desses grãos não fiscalizados pela Embrapa, como aconteceu em Arapiraca, no ano passado. Nossas sementes são de qualidade, por isso registramos uma safra recorde, diferente dos produtores que não procuraram essa certificação”, garantiu Kleber Torres.

Com recursos próprios, o governo de Alagoas distribuiu ano passado para todo o Estado 660 toneladas de feijão, milho, arroz, algodão, mamona e sorgo granífero e forrageiro. Desse montante, por determinação do governador Ronaldo Lessa, os produtores dos movimentos sociais CPT, MLST, MST e MTL receberam 91 toneladas de sementes e as demais foram distribuídas com os pequenos agricultores do projeto Minha Vida e dos assentamentos do Crédito Fundiário, Banco da Terra e Iteral, através das gerências regionais da Secretaria de Agricultura. Só nos movimentos sociais, a distribuição de sementes atendeu a um total de 12 mil famílias.

“Ano passado o governo estadual investiu, com recursos próprios, mais de R$ 3,1 milhões na compra das sementes, beneficiando milhares de famílias de baixa renda. Para este ano, pretendemos pelo menos repetir o mesmo número ou atingir uma meta maior. Dentro do Programa de Distribuição de Sementes, junto com a Codevasf, também estamos revitalizando a cultura do arroz no Baixo São Francisco, por isso distribuímos sementes de arroz para agricultores de municípios como Penedo e Igreja Nova”, completou o secretário.

Fonte: Agência Alagoas

Veja Mais

Deixe um comentário