O Projeto Cozinha Brasil desenvolvido através de uma parceria pelo Serviço Social da Indústria (Sesi) e o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, estará de segunda-feira, dia 16 até sexta, 20, no município de Jequiá da Praia. A unidade móvel do Sesi com o projeto estará no município para disponibilizar o curso de Alimentação Inteligente para a comunidade, através de uma iniciativa da Secretaria de Habitação, Trabalho e Assistência Social com apoio da prefeita Rosinha Jatobá (PMDB).
O Cozinha Brasil foi lançado em 2004 e já atendeu diversos estados brasileiros com seus cursos ministrados por nutricionistas. Em Jequiá da Praia serão ofertadas quatro turmas, sendo uma formada por agentes multiplicadores que terão aulas de segunda a sexta das 7h30 às 13 horas com um total de 30 pessoas. Outras três turmas com 40 pessoas em cada uma terão aulas de segunda à quinta em três horários diferentes: 13 às 15h30; 15h30 às 18 horas e de 18 às 20h30.
Os cursos desenvolvidos irão atender em sua maioria moradores da região lagunar do município, ou seja, da usina, de Barra do Jequiá e Lagoa Azeda. A unidade móvel do Cozinha Brasil terá a presença de quatro nutricionistas para desenvolver os cursos. A contrapartida do município será garantir a estadia do pessoal durante o período em que estiveram em Jequiá da Praia. O público alvo será donas de casa e cozinheiros de alguns restaurantes instalados na cidade.
São transmitidos conhecimentos, como o alimento e suas funções, elaboração de um cardápio equilibrado, planejamento de compra, congelamento e descongelamento, cuidados no preparo e manipulação dos alimentos, entre outras orientações. Esses conhecimentos incluem questões relacionadas à higiene, nutrição, saúde, cultura, recursos naturais, além do não desperdício e valorização da culinária regional. O programa é coordenado em Alagoas por Rogério Gomes.
Segundo a secretária de Habitação, Trabalho e Assistência Social de Jequiá da Praia, Sheyla Giló, vários cursos estão sendo preparados para a etapa de 2006, numa agenda desenvolvida pela prefeita Rosinha Jatobá, todos visando à qualificação de mão-de-obra e o incremento econômico familiar, todos voltados para a geração de emprega e renda para a comunidade.