Termina em fevereiro prazo para sacar auxílio do Bolsa Estiagem

Brasília – Os agricultores da Região Nordeste e de Mato Grosso do Sul selecionados para receber o auxílio financeiro do programa Bolsa Estiagem têm até o dia 13 de fevereiro para sacar o dinheiro nas agências do Banco do Brasil. Em Alagoas, o programa é destinado a 9.444 produtores.

Eles vão receber R$ 300 como compensação pela perda das lavouras no último período de seca, em 2005.

O auxílio emergencial beneficiou, em todo o Brasil, 197 mil agricultores e 85% deles já sacaram o dinheiro. O agricultor que não sacar até 13 de fevereiro vai perder o benefício. Cerca de 48% dos agricultores selecionados do Mato Grosso do Sul e 41% da Bahia ainda não foram retirar o dinheiro.

Segundo o consultor do Ministério do Desenvolvimento Agrário Fernando Matos, com a Bolsa Estiagem o governo procura ajudar o agricultor que não tem nenhum tipo de auxílio permanente. Os recursos saem do orçamento dos ministérios do Desenvolvimento Agrário e da Integração Nacional. "Os dois órgãos trabalham para permitir que os agricultores possam obter recursos para amenizar os efeitos da estiagem na sua sobrevivência", disse Matos.

Os beneficiários são agricultores que perderam no mínimo 50% de suas lavouras, que têm renda mensal média de até dois salários mínimos e que moram em municípios com decretos de situação de emergência ou estado de calamidade pública reconhecidos pelo Governo Federal.

Fonte: Agência Brasil

Veja Mais

Deixe um comentário