Estudantes se formam mas deixam diplomas na Ufal

Os arquivos do Departamento de Assuntos Acadêmicos, na Reitoria da Ufal, estão abarrotados com diplomas de alunos que se formaram e não foram buscar o documento que comprova a conclusão do curso e garante que o concluinte está apto para exercer a profissão.

São diplomas esperando seus legítimos donos desde 1977. Um fato que causa estranheza, porque essa é a última e mais simples etapa de uma vida acadêmica que começa com a difícil disputa por uma vaga no vestibular e prossegue com no mínimo quatro anos de muita dedicação, horas de estudo, investimentos em livros e outros materiais didáticos, até a apresentação de um trabalho de conclusão de curso.

“Não sabemos porque essas pessoas, que passaram por tudo isso, simplesmente não vieram buscar os diplomas a que fizeram jus, mas estamos convocando todos eles para comparecerem à reitoria para regularizarem a sua situação”, diz Maria do Carmo Viana, diretora do DAA.

É bom lembrar, que os formados sem diploma, não vão poder certificar que concluiram o curso, por isso, terão dificuldades para uma entrevista de emprego, na participação em concursos públicos, entre outras limitações. Só de estudantes do curso de Pedagogia à Distância, são cerca de 200 diplomas.

Nos arquivos encontram-se também pastas com documentos pessoais de estudantes, de 1971 a 2000. Esses documentos também podem ser solicitados. Para desocupar o espaço. “Temos novos alunos a cada ano, precisamos organizar a documentação” afirma a diretora.

O Departamento de Assuntos Acadêmicos também está convocando uma grande quantidade de alunos que concluiram as disciplinas do curso, mas não apresentaram o TCC – Trabalho de Conclusão de Curso, requisito para a diplomação. A diretora do DAA alerta que esses alunos têm um prazo de cinco anos, contando da data da última matrícula, para apresentarem o TCC, “caso contrário poderão ser jubilados e não vão mais poder concluir o curso” alerta Maria do Carmo Viana.

Maiores informações no DAA, que fica no térreo do prédio da Reitoria, no Campus da Ufal, ou pelo telefone 3214-1019.

Fonte: Ufal

Veja Mais

Deixe um comentário