O sonho do médico obstetra norte-americano Harold Michlewitz é conhecer o Rio São Francisco, da nascente à foz; ele compara o “Velho Chico” ao Mississipi e já aprendeu a falar português para realizar o desejo.
O médico, que tem consultório no Centre Street, MD 680, Brockton-MA-USA, conta com a ajuda do casal de alagoanos Thaísa e Ednaldo Carlos, que residem há quatro anos em Boston – ela está grávida e é acompanhada pelo médico.
SURPRESA
Thaísa, que cursa Nutrição na Ufal, contou ao Alagoas24horas que se surpreendeu quando procurou o médico para confirmar a sua gravidez e ele, ao saber de que se tratava de brasileira, indagou sobre o Rio São Francisco.
"Eu indiquei o site do Alagoas24horas, para que ele acessasse o Fórum sobre o Rio São Francisco”, disse, mas estou surpresa porque ele sabe muita coisa sobre o São Francisco, sabe até que corta Alagoas; a única dificuldade dele é pronunciar a palavra Maceió.”
O casal de alagoanos é hoje a referência do médico na realização do sonho; além de ensinar novas palavras do português, Thaísa e Ednaldo indicaram livros e roteiros brasileiros sobre o assunto; do Brasil, ele conhece apenas São Paulo e Salvador, mesmo assim a trabalho – veio participar de congressos de Obstetrícia. O médico Harold Michlewitz, com ajuda do casal alagoano, está corrigindo algumas informações que lhe passaram de forma errada.
“Por exemplo: disseram a ele (o médico) que o canyon do Rio São Francisco ficava em Minas Gerais e nós consertamos; dissemos que não, que fica entre Sergipe e o meu Estado. Ele nos disse que o Rio São Francisco é o Mississipi dos brasileiros; nós respondemos que a diferença é que as cidades norte-americanas à margem do Mississipi são saneadas e desenvolvidas, mas que a importância do rio para nós é a mesma”, completou Thaísa.