Praticamente impossível gripe aviária em Alagoas

Alagoas24horasJulio José Gonçalves, suboficial do Centro de Aproximação de Aeronaves (CAA)

Julio José Gonçalves, suboficial do Centro de Aproximação de Aeronaves (CAA)

Conforme os técnicos do Ministério da Saúde, o risco de que as aves contaminas com influenza cheguem ao Brasil é de menos de 1%, o que reduz as chances de aparecer o vírus em Alagoas a quase zero.

No entanto, como forma preventiva os representantes da Agência de Vigilância Sanitária Nacional (Anvisa) estiveram hoje em Alagoas para discutir os cuidados com o Porto e com o Aeroporto do Estado.

Conforme a agente Maria dos Santos, o Brasil está fora da rota migratória das aves contaminadas. Tem sido o contado destas com aves comercias que têm repassado o vírus para os seres humanos. Por enquanto, só há registros de vírus passado de animal para homem e vice-versa. Não há registro de contaminação entre humanos.

“A tentativa do Ministério da Saúde é unir as três esferas do poder público, ou seja, estados, municípios e União, na tentativa de se prevenir em relação a entrada do vírus. Mesmo o risco sendo pouco, nós vamos nos precaver de todas as formas”, explicou Maria dos Santos.

A principal precaução está relacionada com os portos e aeroportos. Em Alagoas, o suboficial do Centro de Aproximação de Aeronaves, José Júlio Gonçalves, destacou que as medidas estão sendo tomadas e que os aviões que chegarem de zonas de riscos, bem como os passageiros receberão tratamento especial, em alguns casos a quarentena.

“Em todos os casos assim, nós vamos alertar a Infraero, explicar para eles o destino do avião. Saber se há naquele vôo passageiros que vieram das zonas de risco também é um procedimento que está sendo tomado”, colocou Gonçalves. Nenhum vôo em Alagoas recebeu tratamento especial ainda. “Não houve a necessidade”.

Outro fator que ajuda a contenção do vírus – segundo os agentes da Anvisa é que as regiões do sudeste da Asia e da Europa onde foi contatada a presença do vírus da gripe aviária, a carne do frango sofreu um embargo de dois anos para as exportações. Este período é para que o país controle a situação.

Veja Mais

Deixe um comentário