Almeida organiza operação de prevenção nas grotas de Maceió

Luis VilarRetroescavadeiras fazem a limpeza nos canais

Retroescavadeiras fazem a limpeza nos canais

O prefeito de Maceió, Cícero Almeida, esteve na manhã de hoje na Grota do Cigano, no bairro de Mangabeiras, para acompanhar o trabalho preventivo realizado em parceria pela Superintendência Municipal de Obras e Urbanizaçao (Somurb), Superintendência de Limpeza Urbana de Maceió (Slum) e Defesa Social. Conforme Almeida, o objetivo é não ser surpreendido pelas chuvas torrenciais do mês de janeiro, como aconteceu em anos anteriores.

“Nós estamos trabalhando para evitar tragédias. Já que foi identificada grande chances de chuvas fortes vamos começar a nos prevenir por etapas. Este trabalho já vem sendo realizado há um ano e com resultados, pois no ano passado não tivemos os índices alarmantes que costumava-se registrar em administrações anteriores”, colocou Almeida.

Durante todo o dia de hoje, serão limpas as galerias da Grota do Cigano, bem como, efetuada a desobstrução. Além disto – como informa o prefeito – as escadarias receberão pinturas e mutirão de limpeza, para evitar que a sujeira escorra para as galerias e volte a entupi-las. “Praticamente, desde as últimas chuvas não registramos alagamentos. O último deles foi próximo a região do shopping Iguatemi, mas porque choveu por quase duas horas”, explicou Almeida.

A operação de limpeza da Prefeitura de Maceió continua no mês de janeiro baseada nas previsões meteorológicos. A partir do dia 1° de fevereiro, Cícero Almeida anunciou a contratação de 200 homens que vão trabalhar junto com a Defesa Civil com ações diretas em todos os canais de Maceió. “Nós vamos atuar com 50 homens por canal”.

Conscientização

Almeida destacou a importância do trabalho educativo que vem sendo feito pela Prefeitura Municipal de Maceió. “É difícil, mas é preciso conscientizar a população. Muitas vezes nós limpamos a galeria e dias depois quando voltamos está sujo novamente. O povo daqui também tem que fazer a sua parte. Temos que manter as galerias limpas. É um trabalho da Prefeitura de Maceió, mas que só encontrará resultado se apoiado pelos moradores”.

Famílias removidas

A Prefeitura Municipal fez um estudo das áreas críticas que precisam ser demolidas para evitar tragédias no período de chuvas. Segundo Almeida, a Prefeitura de Maceió não deixará as pessoas desabrigadas. “Vamos construir habitações para poder remover estas pessoas em zonas de risco. Já construímos 200 casas e vamos fazer mais pela Secretaria de Habitação. Tudo será realizado de forma planejada”.

Veja Mais

Deixe um comentário