O governo de Alagoas está investindo R$ 9 milhões, recursos do próprio Estado, para a construção da nova Central de Abastecimento (Ceasa), que entra em funcionamento no primeiro semestre deste ano. Segundo o presidente do Instituto de Desenvolvimento Rural do Estado de Alagoas (Ideral), Corintho Campelo, mais de 90% da obra já está pronta.
A nova central vai garantir mais espaço para a comercialização de produtos hortifrutigranjeiros no atacado. O espaço é formado por um galpão com 192 lojas e outro com 532 lugares para pedras, além de administração e guaritas de segurança. O estacionamento para clientes tem espaço para 620 veículos e mais 222 vagas para caminhões.
O presidente do Ideral destacou que, nos últimos 30 anos, o governo de Alagoas foi o único que investiu na construção de uma nova central de abastecimento. “Em vários outros estados, as Ceasas foram desativadas ou estão sucateadas”.
A atual Ceasa funciona há 40 anos num galpão ao lado do Mercado da Produção, na Levada. Segundo Corintho, o local se apresenta hoje completamente saturado. Um dos problemas mais sérios do local é a falta de espaço no estacionamento para carga e descarga dos caminhões, o que sempre ocasiona congestionamentos. Além disso, sofre com os problemas de inundações durante o período de chuvas intensas.
A nova Ceasa foi projetada para oferecer mais conforto aos comerciantes e consumidores. Além disso, ela vai permitir cumprir o seu verdadeiro papel que é o de vendas exclusivamente no atacado.