O governo do Estado deu início hoje, às obras de melhoramento da estrada que dá acesso a nove assentamentos localizados no município de Maragogi, no litoral Norte, com o objetivo de facilitar o escoamento da produção agrícola até o galpão da sede da Cooperativa dos Pequenos Agricultores Organizados (Coopeagro), onde os produtos são vendidos e distribuídos para outros centros de comercialização, como Maceió, Recife e João Pessoa.
Uma máquina “patrol” do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) vai fazer o trabalho na estrada principal, com extensão de 21 quilômetros, que dá acesso aos assentamentos Itabaiana, Junco, Massangana, Javari, Mangibuna, Costa Dourada, Melos, Bom Jesus e Água Fria, onde vivem 58 famílias sócias da cooperativa.
As obras incluem revestimento primário (colocação de piçarra), melhorias nos pontos de drenagem, construção de pontes e instalação de bueiros. Além da estrada principal, os acessos aos assentamentos também serão beneficiados, totalizando cerca de 60 km de rodovias vicinais.
O início dos trabalhos foi marcado com a visita de uma comitiva do governo do Estado ao assentamento Água Fria, com a presença do diretor-geral do DER, Wellington Melo; da secretária gestora do Fundo de Microcrédito (Funcred), Genilda Leão, e dos assessores do governador interino Luís Abílio, Mário Melo e Álvaro Guimarães, além da secretária regional Norte, Tereza Laranjeiras.
Localizada em Maragogi, a Coopeagro tem como objetivo promover e fortalecer a integração das famílias dos pequenos agricultores, gerando emprego, renda e melhor qualidade de vida. A melhoria da estrada foi uma solicitação dos dirigentes da cooperativa (irmã Mirian Zendron e o presidente da entidade, Valderi Honor), durante visita da secretária Genilda Leão. Na ocasião, eles relataram as dificuldades para escoamento dos produtos por conta das péssimas condições da estrada, a falta de equipamentos para o cultivo do mel, falta de recursos de capital de giro para a produção agrícola e de capital fixo para aquisição de máquinas e equipamentos.
A secretária Genilda Leão destacou a sensibilidade do governador interino Luis Abílio, que atendeu o pedido e autorizou o DER a executar a obra. “Nós levamos a reivindicação da irmã Mirian ao Luís Abílio, que imediatamente acionou o DER”, reforçou. Segundo ela, desde 2003 a Coopeagro vem desenvolvendo atividades para melhorar a vida e o crescimento dos assentados na área rural de Maragogi. “É um trabalho muito sério, que merece todo nosso apoio”, enfatizou.
Com apoio do Funcred, no ano passado a Coopeagro participou da 1ª Feira da Economia Solidária do Mercosul e 12ª Feira do Cooperativismo Alternativo, realizadas no município de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, como forma de incentivo ao cooperativismo.