Com a expectativa de receber cerca de 40 mil pessoas – número quase seis vezes maior que a população local – a Barra de São Miguel já prepara a programação de Carnaval e a polícia intensifica as atividades para garantir a segurança dos visitantes.
O município, distante 32 quilômetros da capital alagoana, possui aproximadamente sete mil moradores mas, registra, neste mês de janeiro, cerca de 25 a 30 mil habitantes. “Esse foi o número de pessoas que registramos no Carnaval do ano passado, então esperamos superar esse número em 2006”, diz a secretária municipal de Turismo, Soraia Omena.
De acordo com a secretaria, os hotéis e pousadas existentes na Barra estão com 90 a 90% de ocupação, o que preocupa a prefeitura em relação aos serviços básicos à população, como a geração de energia, água e segurança. “O número de pessoas é maior nos fins de semana, a partir das quintas-feiras, por isso, aumentamos o número de servidores que fazem a coleta de lixo e estamos nos preparando para que não haja problemas com água e luz”, revela Soraia.
Neste mês de janeiro, as opções de diversão da cidade – além das praias – são festas e shows privados, como a festa indoor realizada na semana passada, que recebeu Jammil e Uma Noites no trio elétrico e as bandas Bora Bora, Afro e Cia e Cannibal. Hoje, a cidade recebe Os Sungas, no Ninho da Barra; amanhã, o Bloco Olodum; e na próxima semana, as bandas É o Tchan, Bora Bora e Cannibal.
No Carnaval, os visitantes ainda poderão contar com a festa realizada pela prefeitura, que terá atrações especiais. “Estamos escolhendo a programação, mas a festa será totalmente aberta ao público”, garante a secretária de Turismo. Ainda segundo Soraia Omena, o sábado de Carnaval será inovado com a participação do bloco As Pecinhas, que estará na cidade pela primeira vez.
Segurança
Nesta semana, a Polícia Militar de Alagoas intensificou as ações no município da Barra de São Miguel, para coibir outros casos de violência, como o registrado contra o juiz goiano que passava as férias no Estado.
O policiamento ganhou o reforço de viaturas e outros comandos da PM e Polícia Civil – Bope, Rádio Patrulha, Cavalaria e Batalhão de Trânsito. A partir de hoje, as ações também serão feitas na orla da cidade, com a presença de um bugre da PM e, em casos de necessidade ou denúncias, o Centro Integrado de Segurança Pública da cidade pode ser acionado pelos telefones 3272-1548 ou 8828-7292.
Em Marechal Deodoro e na praia do Francês, os números são 3263-1548 ou 8822-0795.