A operadora Terrabrasil continuará operando durante mais um ano com vôo semanal charter de Lisboa a Maceió.
A informação foi divulgada pelo secretário municipal de Promoção do Turismo (Seturma), Carlos Gatto, que participou da Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) junto a Secretaria Executiva de Turismo (Setures), Maceió Convention Visitors Bureau e Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH). Além da continuação do vôo da Terrabrasil, o Estado vai receber, a partir de março, cerca de 2 mil estudantes portugueses em outro vôo fretado, e em novembro chegam vôo charters da Finlândia.
Na avaliação do secretário Carlos Gatto, a participação de Alagoas em feiras em Lisboa é importante para consolidar o destino na Europa, acrescentando que a continuação do vôo da Terrabrasil é mais uma conquista do turismo. "Os finlandeses são outro mercado importante, porque eles já visitam o Estado, mas chegam via aeroporto de Recife, agora será um vôo direto para Maceió de novembro até abril, trazendo cerca de 280 turistas dos países nórdicos", diz Gatto.
Segundo dados da Embratur, Portugal passou da oitava posição entre os países que mais enviam turistas ao Brasil em 2001 para a terceira, em 2004. O salto foi de um total de 165.898 visitantes enviados em 2001 para os 336.988 registrados em 2004. Um crescimento acima de 103% no fluxo. Portugal é hoje a principal nação européia que envia turistas ao País.
A próxima participação do Estado será na Feira Internacional de Turismo (FIT), em Madri, na Espanha. Segundo a secretária-adjunta da Seturma, Cláudia Pessoa, que participará da FIT, a feira está em sua vigésima sexta edição e é a segunda mais importante do mundo e a primeira no âmbito ibero-ameri-cano. Este ano, a FIT vai reunir até o dia 29 cerca de 850 expositores.