Mercado de gás natural cresce em Alagoas

O volume de gás natural comercializado diariamente no mês de dezembro de 2005 foi de 45 milhões de metros cúbicos, o que comparado com o mesmo mês do ano anterior representa um crescimento 18%, de acordo com dados da Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado do País (Abegás). O ano de 2005 – de acordo com a Abegás foi marcante para o gás natural. "Mesmo com as notícias desestimulantes vindas de algumas autoridades do governo federal e dos aumentos praticados pela Petrobras, o setor deu mostra de vitalidade e de vocação para o crescimento", diz a entidade.

O número de extensão de redes ultrapassa os 13 mil quilômetros de extensão e o número de clientes, espalhados em todo o Brasil, já ultrapassam 1,233 milhões de clientes, distribuídos em todos os segmentos de consumo.

Em Alagoas, o crescimento do mercado de gás natural pode ser visto nos números apresentados pela Algás, distribuidora do insumo no Estado. No segmento residencial, a Companhia encerrou o ano com 10.316 unidades habitacionais contratadas, superando a meta estipulada, que era de dez mil unidades. Desses, sete mil já estão em operação, um aumento de 57,4% em relação ao fechamento de 2004.

Houve crescimento também no segmento comercial: 167 estabelecimentos, entre padarias, barracas, supermercados, restaurantes e lavanderias adotaram o gás natural em 2005 como energético. Em 2004, a Algás encerrou o ano com 112 clientes neste segmento.

Já os usuários do gás natural veicular (GNV) contavam, em 2004, com 16 postos de abastecimento. Ao fim de 2005, esse número passou para 21, sendo, 2 em Arapiraca, 1 em Atalaia, 1em Chã do Pilar e 17 em Maceió.

No segmento industrial, a Algás passou a ter, em 2005, 14 indústrias em sua carteira de clientes (eram 11, em 2004).

Fonte: Com assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário