Depois do sucesso da I Copa de Basket de Maragogi, que aconteceu nos dias 21 e 22, a Ponta Verde será a próxima a receber uma competição de basket de praia, que existe desde o ano de 1995. A competição, que é uma iniciativa da Federação de Basketball de Alagoas, acontecerá ao lado da Barraca Barrica’s, nos dias 28 e 29 deste mês, com início às 9 da manhã e término às 15h. “Esta é apenas competição entre tantas outras que a Federação irá organizar ao longo do ano”, disse Carlos Alberto de Lima, presidente da Federação.
O basket de praia é jogado por duas equipes, compostas de oito atletas cada uma, sendo quatro em quadra e quatro substitutos, podendo, cada equipe, inscrever até 10 atletas. A quadra de jogo será delimitada na areia da praia por fitas de nylon, com as dimensões de 20 metros de comprimento por 10 metros de largura. Nesta competição terão 10 equipes, entre masculinas e femininas, competindo entre si em um rodízio na primeira fase e uma partida final entre os dois melhores colocados na mesma.
“Em média realizamos 100 partidas anuais, envolvendo centenas de jogadores, além do que hoje praticamente todas as escolas promovem jogos de praia internos com uma grande aceitação do basketball pelos alunos”, explicou o presidente da federação, que anuncia competições durante todos os meses do ano: “A federação estará realizando competições durante todo o ano. Contamos com a presença dos alagoanos nas arquibancadas prestigiando o esporte, que é sinônimo de saúde”, finalizou.
O basket de praia: como tudo começou
A primeira vez que foi adaptado o basket de praia com este formato, foi no ano de 1995, pelo professor Pedro Crisanto, do Colégio Santa Úrsula, que em seus jogos internos levou para a praia as modalidades de quadra, com intuito de inovar. O predidente da federação, Carlos Alberto Lima, foi convidado a assistir a novidade. Apesar da precariedade das tabelas e das regras serem confusas a novidade foi aprovada pelo presidente da federação.
Na época, Carlos Alberto solicitou ao diretor de arbitragem e aos árbitros, que elaborassem uma série de regras adaptadas do basket para que a modalidade pudesse ser lançada oficialmente. No mês de julho do ano de 1996 a federação fez a primeira edição de uma competição deste tipo, nas modalidades feminino e masculino.
De lá para cá a competição virou tradição a realizadas desta modalidade no verão. As competições já chegaram a acontecer em praias como Francês, Paripueira e recentemente em Maragogi. Além de Maceió, a idéia da competição já foi exportada para outros Estados, que necessitam pedir autorização para utilização das regras, já que foram reconhecidas pela Confederação Brasileira de Basketball.