Educação monta calendário para Exames Supletivos de Educação Básica 2006

A coordenação dos Exames Supletivos de Educação Básica, da Secretaria Executiva de Educação pede aos jovens e adultos interessados em concluir o ensino fundamental ou médio através dos Exames Supletivos, que providenciem a documentação exigida no ato da inscrição.

Os candidatos devem estar munidos do CPF, carteira de identidade ou documento de identificação com validade em âmbito nacional e certificado de conclusão da 8ª série, no caso dos que desejam fazer as provas de ensino médio. A idade mínima é de 15 anos para alunos do ensino fundamental (1ª a 4ª e 5ª a 8ª séries) e 18 anos para os do ensino médio (antigo científico). O período de inscrição e a realização das provas da 1ª etapa dos exames em 2006 serão definidos após a publicação do edital.

Os exames são gratuitos e representam uma oportunidade aberta para os jovens e adultos de todo o Estado que já estão no mercado de trabalho e necessitam comprovar os estudos, além de contribuir para a melhoria no índice de escolaridade no Estado.

Segundo a coordenadora dos exames, Maria Aparecida dos Santos, a maioria dos participantes é constituída de pessoas que não tiveram a oportunidade de concluir os estudos e já estão trabalhando, necessitando, portanto, de certificação. Além de ser uma chance para os alunos da 8ª série do ensino fundamental ou 3º ano do ensino médio reprovados em componentes curriculares que correspondam até 35% da carga horária cursada durante todo o ano letivo.

Os candidatos que não forem aprovados em todas as disciplinas têm a oportunidade de se credenciar para fazer as provas apenas daquelas nas quais forem reprovados. Eles podem ir eliminando matérias até a conclusão de todas. Também é permitida a participação de estudantes reprovados em uma ou duas matérias nas séries terminais (8ª série do ensino fundamental e 3º ano do ensino médio).

A resolução 18/2002 do Conselho Estadual de Educação autoriza a esses estudantes fazerem as provas e, caso sejam aprovados, recebam seus diplomas de conclusão. A carga horária dessas duas disciplinas "pendentes" não pode ultrapassar 280 horas anuais, o que impede que o aluno reprovado em Matemática e Português, por exemplo, faça as provas.

Provas

As provas são organizadas por nível de ensino. A prova de 1ª a 4ª série abrange as disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática (com 20 questões cada), Artes, História, Geografia e Ciências Naturais (com 10 questões cada), além de redação para os aprovados na prova de Língua Portuguesa.

Os testes de língua do ensino médio e do ensino fundamental constam de 20 questões objetivas sobre o uso da língua, literatura brasileira e interpretação de textos, mais a redação. As provas das demais disciplinas do ensino fundamental e ensino médio são compostas de 20 questões por disciplina. Mais informações podem ser obtidas através do telefone 3315-1334.

Fonte: Secom

Veja Mais

Deixe um comentário