A Secretaria Municipal de Habitação Popular e Saneamento (SMHPS), em conjunto com a Caixa Econômica Federal, vai reabrir as inscrições para o Programa de Arrendamento Residencial (PAR) durante a 1ª Expo Alagoana de Imóveis, que será realizada de 9 a 12 de fevereiro, no Centro de Convenções de Maceió.
Até o final de 2006 serão entregues 11 empreendimentos do PAR em Maceió, que proporcionará cerca de 3.500 novas vagas. De todos os residenciais que vão ser oferecidos, seis deles já estão concluídos, um parcialmente ocupado, com previsão de entrega para maio, e cinco em fase de construção e previsão de entrega para o segundo semestre.
Segundo o secretário de Habitação, Nilton Pereira, o principal objetivo da SMHPS e da Caixa é propiciar a realização do sonho da casa própria para famílias de baixa renda. Ele ressaltou o empenho que a Prefeitura vem tendo em apoiar o programa e citou como exemplo a isenção na cobrança de impostos como o Predial e o Territorial Urbano (IPTU) pelo período de 15 anos.
A SMHPS terá um estande na 1ª Expo Alagoana de Imóveis onde os interessados poderão realizar a sua inscrição no PAR. As pessoas já inscritas e ainda não selecionadas terão a oportunidade de recadastramento com prioridade sobre os novos inscritos no momento da seleção. Para a inscrição são exigidos carteira de identidade e CPF. As pessoas selecionadas devem apresentar também comprovante de residência e de renda.
Para este ano, a principal novidade será a oportunidade dada aos interessados em escolher o empreendimento de sua preferência entre os onze oferecidos. Os arrendatários ainda poderão fazer uma segunda opção de acordo com a sua comodidade.
As novas inscrições já levarão em conta os novos valores do salário mínimo que estará em vigência a partir de abril. Existem opções para pessoas com renda de até R$ 1.400 e até R$ 2.100.