O Palmeiras mostrou ter sentido a perda de invencibilidade na rodada passada e, na noite desta quarta-feira, não saiu de um empate por 1 a 1 com o Guarani, no estádio Brinco de Ouro, em Campinas. Mesmo assim, beneficiado com a derrota do Noroeste para o Santos, o time da capital reassumiu a liderança provisória do Campeonato Paulista.
Desfalcada, a equipe de Emerson Leão foi presa fácil do adversário no primeiro tempo e só não foi para o intervalo em desvantagem devido à grande atuação do goleiro Marcos. Na etapa final, porém, voltou com outra postura e conseguiu contornar o nervosismo para somar mais um ponto.
Agora com os mesmos 16 do Noroeste, o Palmeiras aparece em primeiro lugar na tabela por possuir melhor saldo de gols. No entanto, pode perder a liderança ainda nesta noite. Para que isso não aconteça, precisa torcer por tropeço do Corinthians diante do São Caetano.
Contra um Guarani embalado, o time da capital não teve caminho fácil nesta quarta-feira. Depois de vencer seus primeiros sete compromissos na temporada e ter tal seqüência interrompida na rodada passada, o Palmeiras encontrou um adversário mordido pelo empate com a arqui-rival Ponte Preta.
Empolgada por duas vitórias (sobre Rio Branco e América, ambas por 3 a 2) e uma igualdade (2 a 2 com a Ponte), a equipe de Campinas chegou a seu quarto jogo sem derrota, subindo para dez pontos, na faixa intermediária.
As duas equipes voltam a campo pela nona rodada neste final de semana. No sábado, o Palmeiras recebe o Bragantino às 18h10, no estádio Parque Antarctica. No dia seguinte, o Guarani atua novamente em casa, onde enfrenta o Ituano, também às 18h10.
O jogo
O Guarani começou a partida sufocando o Palmeiras. Marcos, com dez minutos de bola rolando, não teve paz e precisou intervir com freqüência. Na primeira chance dos anfitriões, Adeílson recebeu de Adílio e acertou um chute perigoso, que parou em boa defesa do goleiro do time da capital.
Elvis, em rebote de disparo de Adeílson, tentou superar o camisa 1 ao se esticar todo, mas sem sucesso. Bilu também deu muito trabalho a Marcos, aos 9min, quando recebeu dentro da área e concluiu com força para outra boa participação do goleiro palmeirense, bastante exigido.
Pouco depois de Fernando defender cruzamento de Amaral para Washington, na primeira investida efetiva dos visitantes, Marcos voltou a brilhar em campo. Fabiano recebeu passe de Bilu e saiu na cara do goleiro, que fechou bem o ângulo e praticou a defesa. Sem tempo para respirar, o camisa 1 do Palmeiras também foi decisivo ao parar disparo rasteiro de César, aos 19min.
A equipe de Leão só conseguiu assustar o Guarani aos 24min. Lúcio cruzou da esquerda e Enílton, livre de marcação, cabeceou na direção de Fernando, que fez boa interceptação. O goleiro dos anfitriões também evitou a abertura do placar ao espalmar cobrança de falta de Daniel.
No outro lado do campo, Paulo Baier precisou usar a cabeça, mas para salvar o Palmeiras em cima da linha do gol. Com o passar do tempo, o time visitante tentou valorizar mais a posse de bola. Mesmo assim, porém, foi o Guarani que teve a última grande chance da etapa inicial, quando Fabiano cabeceou rente à trave depois de cruzamento de Mariano.
Após o intervalo, o Palmeiras voltou com duas alterações, com as entradas de Correa e Cristian nos lugares de Amaral e Enílton. E, aos 3min, a equipe da capital conseguiu inaugurar o placar. Edmundo recebeu na esquerda e cruzou para Washington. O atacante se esticou e, no meio da área, completou para o fundo das redes.
O gol mudou o panorama da partida, que ficou mais equilibrada. Aos 19min, Edmundo chegou perto de fazer o segundo. Lúcio tocou na esquerda para o atacante, que driblou Fernando, mas chutou errado, mandando a bola no lado externo da rede.
No minuto seguinte, porém, Fabiano teve melhor pontaria. Após escanteio cobrado esquerda, o atacante do Guarani dominou dentro da área e bateu com firmeza para superar Marcos, empatando o duelo em Campinas.
Melhor em campo, o time anfitrião pressionou em busca da vitória até o final. No entanto, em noite inspirada, Marcos voltou a se destacar sob o travessão para segurar a igualdade fora de casa, a primeira do Palmeiras neste Paulista.
GUARANI
Fernando; Mariano, César, Sandro e Adílio; Umberto, Adeílson (Fabinho), Rodrigo Sá e Elvis (Deivid); Bilu e Fabiano (Eder)
Técnico: Luiz Carlos Ferreira
PALMEIRAS
Marcos; Amaral (Correa), Daniel (Valdomiro), Gamarra e Lúcio; Marcinho Guerreiro, Paulo Baier, Ricardinho e Edmundo; Enílton (Cristian) e Washington
Técnico: Emerson Leão
Local: estádio Brinco de Ouro da Princesa, em Campinas (SP)
Árbitro: Kleber José de Melo
Auxiliares: Márcio Luiz Augusto e João Chaves
Cartões amarelos: Amaral (P), Enílton (P), Rodrigo Sá (G), César (G), Paulo Baier (P), Marcinho Guerreiro (P), Correa (P) e Eder (G)
Gols: Washington, aos 3min, e Fabiano, aos 20min do segundo tempo