Paulo Paim defende paridade entre ativos e inativos

O Senado realizou nesta segunda-feira (13) uma sessão em homenagem aos aposentados e pensionistas brasileiros, por requerimento do senador Paulo Paim (PT-RS). A sessão foi aberta com a execução do Hino Nacional pelo tecladista Paulo Hahon e pela cantora Sônia de Menezes Lyra.

O senador Paulo Paim, primeiro a discursar, pediu a aprovação do projeto de lei do Senado (PLS 58/03) de sua autoria que estabelece a atualização do valor das aposentadorias já pagas pela Previdência social, tornando-as equivalentes ao número de salários mínimos pagos aos trabalhadores no tempo em que se aposentaram. Ele também defendeu o fim do fator previdenciário, uma fórmula utilizada para calcular o valor da remuneração dos aposentados e pensionistas levando em conta expectativa de vida, tempo de contribuição e outros critérios. Paim considera inadmissível o uso desse fator porque reduz os valores pagos.

Paim manifestou ainda sua discordância com a afirmação de que há um déficit na Previdência Social. Em sua opinião é possível conceder à remuneração dos aposentados o mesmo reajuste concedido aos salários dos servidores da ativa, desde que se combatam as fraudes com rigor. O senador observou que nos últimos anos os inativos sempre têm recebido reajustes menores.

Fonte: Agência Senado

Veja Mais

Deixe um comentário