Formação ensina educadores a lidar com afro-descendência em sala de aula

Com a proposta de implantar uma política educacional voltada para a discussão étnico-racial no ambiente escolar, a direção da Escola Estadual Coronel Francisco Alves Mata, situada no Complexo Humberto Mendes (antiga Febem), decidiu promover um encontro voltado aos professores durante as atividades da semana pedagógica, a fim de debater e buscar alternativas para o desenvolvimento da temática em sala de aula.

A formação, ministrada pelo Núcleo Temático Identidade Negra na Escola da Secretaria Executiva de Educação, abordou questões como o preconceito existente no cotidiano escolar e formas de se trabalhar a auto-estima dos alunos.

Segundo a coordenadora pedagógica, Nilzete Souza, esse momento atende a uma necessidade dos profissionais da escola, que não possuíam formação. "Como a nossa proposta é inserir esse tema em nossa política educacional, era necessário que houvesse uma formação. Acredito que esse encontro irá trazer muitos esclarecimentos", afirma.

Nilzete desenvolveu o projeto: "Estudando as Relações Étnico-Raciais e a História e Cultura Afro-Brasileira", que será abordado durante todo o ano letivo e abrangerá as disciplinas de Educação Artística, Literatura e História Brasileira, com alunos de 1ª a 4ª série do ensino fundamental.

Com a implantação do projeto, logo após o início do ano letivo, a reflexão e o conhecimento da história da África, a cultura negra, sua religiosidade e o seu papel na formação da sociedade brasileira farão parte dos procedimentos didáticos da escola.

"Nossa escola trabalha com uma política de inclusão social. Possuímos alguns alunos com deficiência mental e inserir a discussão em torno da cultura negra será de vital importância. Quando essa ação é feita desde cedo, é mais fácil de conscientizar. As crianças são mais abertas ao aprendizado, por estarem livres de qualquer preconceito", comenta a professora de Educação Especial, Maria Rosilene.

Semana pedagógica – Tradicionalmente, o encontro acontece na semana anterior ao início das aulas e reúne professores, coordenadores pedagógicos e diretores. Este ano, as unidades de ensino estão trabalhando o tema "Otimização do Projeto Político Pedagógico da Escola Cidadã", cuja proposta é refletir os resultados alcançados no ano anterior, discutir mudanças e planejar a agenda pedagógica para 2006.

A qualidade de vida dos funcionários também é uma das preocupações da direção. Por isso, a equipe do Projeto Melhoria da Qualidade de Vida do Servidor ministrou no último dia 10, uma palestra sobre os cuidados que os funcionários devem ter com a saúde, e de como eles podem lidar com a parte emocional no ambiente de trabalho.

"É muito importante que nossos professores saibam lidar com suas próprias emoções, e com o emocional de seus alunos, assim eles poderão desempenhar bem suas funções no ambiente de trabalho e preservar sua saúde", comenta Ana Lúcia.

Projetos

A diretora informa ainda, que, tão logo as aulas tenham início, as atividades extracurriculares estarão voltadas para o estudo da história do carnaval em Maceió. Essas ações serão desenvolvidas até o dia 24 de fevereiro, quando os estudantes de 1ª a 8ª série do ensino fundamental irão percorrer as imediações da escola fantasiados com roupas e máscaras de carnaval, acompanhados de uma banda de fanfarra, que tocará as marchinhas tradicionais.

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