Técnicos da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) estão preparando um relatório detalhado sobre as fórmulas usadas para a conversão da cobrança na conta de telefonia fixa de pulso para minuto.
Segundo representantes de institutos de pesquisas que ontem (13) se reuniram ontem com os técnicos da Anatel, somente com este documento, que deverá estar pronto em um mês, será possível analisar o impacto da mudança na inflação. "Para conhecermos esse impacto, precisaremos dispor dos cálculos sobre a relação entre o pulso e o minuto", disse a diretora do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Sócio-Economicos (Dieese), Cornélia Nogueira.
A conversão de pulso para minuto faz parte do conjunto de novas regras de telefonia para os próximos 20 anos. Segundo a assessoria da Anatel, ppós analisar 200 milhões de chamadas, a autarquia concluiu que cada pulso equivale a 1,7 minuto de conversação. A partir desse dado, a agência estabeleceu a cobrança do equivalente a dois minutos nas chamadas.
Com a mudança, a franquia de um telefone fixo dará direito a 200 minutos de conversação por assinante residencial – atualmente, o direito é de 100 pulsos. A análise também constatou que apenas 3% dos usuários fazem chamadas de longa duração; em média, as chamadas duram 2 minutos e 50 segundos.