Cerca de 216 mil aposentados e pensionistas precisam participar do recadastramento até o próximo dia 24 para não perderem o benefício a partir de março.
O aposentado que sabe o número de seu benefício pode consultar se está nessa lista de 216 mil no site da Previdência. Caso não saiba o número do benefício, o aposentado pode procurar seu nome diretamente no edital publicado pela Previdência. Vale lembrar que esse edital foi divulgado em 17 de janeiro e inclui os nomes que fizeram o recadastramento desde então –e que não precisarão fazê-lo de novo.
No total, 758 mil dos 974 mil aposentados e pensionistas chamados a fazer o recadastramento a partir de outubro já participaram. Os outros 216 mil perderão o benefício a partir de março caso não compareçam ao banco para participar do censo. Nesse caso, a aposentadoria só voltará a ser paga após o recadastramento.
A Previdência já vem desde outubro avisando esses segurados da necessidade de atualizar seus dados por meio de informes no caixa eletrônico do banco. Além disso, o ministério publicou em jornais e sites de internet listas dos aposentados que precisam participar e também enviou carta a suas residências.
Para fazer o recadastramento, o segurado precisa comparecer à agência bancária onde recebe o benefício, preencher um formulário e levar o CPF e um documento de identidade, que pode ser a própria carteira de identidade, carteira de trabalho, passaporte, carteira nacional de habilitação ou registro de conselho profissional.
O INSS recomenda também que o beneficiário apresente um comprovante de residência e o número de inscrição do trabalhador (NIT).
Novo edital
Amanhã, a Previdência publica novo edital, desta vez informando aos beneficiários convocados a partir de novembro que devem atualizar seus dados até o fim de março. Caso contrário, eles também terão o pagamento suspenso. O edital trará ainda os nomes dos convocados por carta em janeiro que, por não terem endereço válido, não receberam o comunicado.
Dos 480 mil pensionistas e aposentados chamados em novembro, 141.372 não haviam comparecido aos bancos até 15 de fevereiro. O edital trará os nomes de 60.721 pessoas, incluindo 13.168 beneficiários da primeira fase que tiveram a carta devolvida. Para os outros 93.819 convocados, será enviada uma carta registrada informando a necessidade de comparecerem à instituição financeira em que recebem o benefício até o final de março para atualizarem seus dados cadastrais.
Para a primeira etapa do Censo Previdenciário foram convocados 2,4 milhões de beneficiários nos meses de outubro, novembro e dezembro de 2005. Deste total, 1,7 milhão compareceu aos bancos para atualizar os dados cadastrais. Dos 967 mil beneficiários convocados em dezembro, 645 mil já compareceram às agências bancárias.
Ainda neste ano a Previdência planeja fazer o recadastramento de outros 14 milhões de beneficiários. As regras para essa segunda etapa, entretanto, ainda não foram oficializadas pelo ministério.