A Secretaria Executiva de Educação abre na próxima segunda-feira (20) as inscrições para contratação temporária de professores que possuem formação em Magistério (normal médio), Pedagogia ou Licenciatura, e desejam lecionar em turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Projeto Saber.
Os interessados devem procurar a sede das Coordenadorias Regionais de Educação (CREs), das 8h às 17h, no período de 20 a 24 deste mês. O edital do processo seletivo foi publicado no Diário Oficial do Estado de ontem.
No total, estão sendo ofertadas 800 vagas para monitor e 80 para apoio pedagógico, distribuídas nas 15 CREs, com carga horária semanal de 20 horas e contrato com duração de dois anos.
A remuneração oferecida é de R$ 324,48 para monitores e R$ 486,72 para apoio. Não é permitido ao professor que já atua no projeto como contratado concorrer novamente, como define a Lei Estadual nº 5.287/1991.
Para se inscrever o candidato deve apresentar cópia da carteira de identidade autenticada, declaração que comprove o não-comprometimento com mais de 20 horas de trabalho semanais e cópia dos títulos de escolaridade autenticada. No ato da inscrição, ele também irá preencher uma ficha (fornecida no local).
Segundo a gerente do Programa de Educação de Jovens e Adultos (Proeja), Isabel Cristina de Sena, a seleção dos candidatos será feita por uma comissão nomeada pelo secretário de Educação, José Marcio.
Como critérios de avaliação serão consideradas a prova escrita, respondida pelos candidatos no ato da inscrição (0 a 100 pontos), e a prova de títulos (em duas partes, totalizando 100 pontos). Para a classificação serão observadas a nota na prova escrita (50 a 100 pontos) e a nota da prova de títulos.
Em caso de empate será privilegiado o educador que tiver maior tempo de experiência com EJA, seguido do maior nível de escolaridade, disponibilidade de tempo, participação em movimentos sociais, disponibilidade de espaço alternativo para sua atuação e maior idade. O resultado da seleção deverá ser publicado a partir do dia 3 de abril, com cópia afixada nas sedes das CREs.
Saber
O Saber é um projeto voltado para a escolarização de jovens e adultos, desenvolvido por meio de uma parceria entre Educação, MEC e sociedade civil organizada. Criado em 2001, já garantiu a formação de quase 80 mil pessoas em todo o Estado.
As aulas são realizadas em espaços alternativos, e a proposta é que, a partir dessa participação nas turmas, o aluno dê continuidade aos seus estudos, ingressando em turmas de EJA da rede estadual. Nesta etapa, serão atendidos cerca de 20 mil estudantes.