Banco do Nordeste promove investimento e financiamento no semi-árido

Fortaleza- Como parte das estratégias para incrementar as aplicações de recursos no Semi-árido, o Banco do Nordeste realiza, nesta terça-feira, dia 21, o seminário "Investimento e financiamento do semi-árido". O evento ocorrerá das 9h à 13h30, em sistema de videoconferência para as capitais nordestinas e para Montes Claros, a partir do Auditório Celso Furtado, na sede do BNB, em Fortaleza.

O evento tem como objetivo discutir alternativas para incrementar os investimentos e os financiamentos nessa região, à luz das realidades socioeconômica, institucional e estadual.

Na pauta, os principais desafios e oportunidades do semi-árido em cada Estado, a política de financiamento do Banco para essa área e as políticas governamentais para seu desenvolvimento. "Como propósito maior, o encontro visa construir uma agenda comum com os parceiros públicos e privados, para promoção de investimentos em empreendimentos produtivos no semi-árido, os quais contam com recursos e condições diferenciadas de financiamento pelo Banco do Nordeste", destaca a superintendente de Políticas de Desenvolvimento do BNB, Sâmia Frota.

No encerramento do evento, Banco e parceiros se reúnem para elaboração do planejamento de ações conjuntas para a Região. Também será distribuído o Mapa da Área de Atuação do BNB, com a nova delimitação do Semi-árido.

Participam do evento o presidente do BNB, Roberto Smith, representantes dos governos federal, estadual e municipal, além dos setores produtivos (federações da indústria, do comércio/serviços, da agricultura), universidades, instituições de pesquisa e terceiro setor.

O semi-árido e suas particularidades

Em 2005, o Ministério da Integração, em parceira com o BNB e outras instituições, definiu uma nova delimitação para o semi-árido. A partir dessa revisão, 102 municípios foram somados aos 1.031 já pertencentes à região, expandindo em 8,6% sua área territorial, considerando a média de precipitação pluviométrica, o balanço hídrico e o risco de seca de cada município.

Hoje, o semi-árido brasileiro é composto por 1.133 municípios distribuídos em todo Nordeste e norte de Minas Gerais, ocupando um total 53% (982.563 km²) da área de atuação do BNB. Nessa região, vivem 19,7 milhões de habitantes, ou 41,8% da população nordestina.

As secas representaram, ao longo da história, o aspecto mais divulgado e conhecido do Semi-árido. Entretanto, destaca o diretor de Gestão do Desenvolvimento, Pedro Eugênio Cabral, existem múltiplas faces do Semi-árido, pela soma de diferentes fatores, edafo-climáticos e socioeconômicos, que tornam este subespaço heterogêneo, com diferentes dinâmicas econômicas, desde áreas deprimidas a áreas exportadoras, com potencial ainda pouco explorado.

A heterogeneidade do Semi-árido – e, na verdade, da área de atuação do Banco como um todo – demanda um conhecimento dinâmico e a criação e difusão de tecnologias apropriadas a cada realidade, para o que têm desempenhado papel decisivo as pesquisas realizadas pelas universidades e centros de pesquisa, parte delas financiadas com recursos do Fundo de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Fundeci), do BNB.

Fonte: BNB

Veja Mais

Deixe um comentário