Representantes do Núcleo Integrado pela Efetividade da Justiça (Niej) aprovaram ontem, por unanimidade, moção de apoio ao presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), desembargador Estácio Luiz Gama de Lima, pela iniciativa de criação da Central de Inquéritos Policiais e Procedimentos Investigatórios Criminais e do Mutirão de Processos e Procedimentos Criminais, para o combate ao crime organizado no Estado.
Na próxima quarta-feira 22, às 17 horas os membros do Niej irão à sede do TJ/AL manifestar pessoalmente o apoio do órgão ao desembargador-presidente Estácio Gama. O Niej convidará os chefes do Executivo e do Legislativo estaduais para se fazerem presentes ao ato.
“A iniciativa do Poder Judiciário dará resposta à criminalidade que enfrenta, neste momento, o Estado de Alagoas, extensivo às ações já desenvolvidas e em desenvolvimento, reconhecendo a dita atuação, como essencial no combate ao crime organizado”, diz a moção, ao hipotecar solidariedade a todos os profissionais envolvidos nas ações – juízes, promotores, policiais judiciários estaduais e federais e policiais militares.
A reunião do Núcleo Integrado ocorreu na sede da Escola Superior da Magistratura de Alagoas (Esmal), sob a presidência do juiz de Direito Fernando Tourinho de Omena Souza. Na ocasião, foi eleita a nova coordenação do Niej, composta pelo advogado Everaldo Patriota (coordenador), vice-presidente da OAB/AL; pelo procurador de Estado Augusto Galvão (subcoordenador) e pelo promotor de Justiça José Carlos Castro, os quais subscreveram a moção de apoio ao TJ/AL.