O convênio para instalação de telecentros comunitários em Maceió foi firmado hoje entre o prefeito Cícero Almeida, o ministro das Comunicações, Hélio Costa e o presidente do Senado, Renan Calheiros. A ação tem por objetivo promover a inclusão digital entre a população carente de Maceió.
A parceria entre a Prefeitura de Maceió e o Governo Federal vai contribuir para Alagoas deixar incômoda posição no ranking nacional, no qual encontra-se, entre os estados menos incluídos digitalmente, ao lado do Maranhão, Piauí, Tocantins e Acre.
Nacionalmente, o acesso ao computador ainda é limitado. De acordo com o Censo 2000 do IBGE, apenas 10,6% dos domicílios brasileiros têm computadores. Tudo indica que o Brasil tem 13,6 milhões de usuários de Internet (7,74% da população), segundo dados de maio de 2002. Argentina, Chile, Peru e Uruguai, países com populações menores que a brasileira, têm um percentual maior de usuários de Internet – 10,38% na Argentina, 20,02% no Chile, 10,73% no Peru e 13,61% no Uruguai.
Telecentros
Os telecentros são espaços com computadores conectados à internet banda larga, que oferecem à população o uso livre dos equipamentos, cursos de informática básica e oficinas especiais.
Cada telecentro é gerido por um Conselho Gestor, formado por membros da comunidade e eleitos pela mesma, que ajudam os funcionários na fiscalização e gestão do espaço. Sua montagem inclui treinamento de instrutores e compra de equipamentos para as escolas beneficiadas.