Mais de 200 mil pessoas serão beneficiadas com a inauguração estação de tratamento do Sistema Pratagy, localizado no Benedito Bentes. O governador Ronaldo Lessa fará a inauguração da obra que irá contamplar as famílias com água de melhor qualidade na capital. Isso representa um antigo sonho da sociedade alagoana, retomado na administração de Lessa, após vários anos paralisada em governos anteriores.
A obra, de acordo com o diretor-presidente da Companhia de Abastecimento e de Água e Saneamento de Alagoas (Casal), Jorge Briseno, beneficiará a população dos bairros de todo o complexo Benedito Bentes, estimada em mais de 100 mil habitantes, que agrega mais de 10 conjuntos residenciais.
Com a inauguração da estação, outro bairro passará a fazer parte do Sistema Pratagy. Trata-se do populoso Jacintinho, que também tem uma população estimada em aproximadamente 100 mil pessoas.
“Com essa estação de tratamento do Pratagy, o governo de Alagoas oferta uma água de excelente qualidade à população do complexo Benedito Bentes e desafoga o Sistema Reginaldo, uma vez que o bairro do Jacintinho sai desse sistema e vai para o Pratagy”, explica Briseno.
Dessa forma, de acordo com Jorge Briseno, com o bairro do Jacintinho sendo operado pelo Sistema Pratagy, bairros da zona norte baixa de Maceió, como Pajuçara, Ponta Verde, Jatiúca e Mangabeiras e Cruz das Almas, terão uma oferta melhor de água. Com a entrega da estação de tratamento do Pratagy a oferta de água de ótima qualidade atingirá a capacidade de 2 mil metros cúbicos por hora.
Abastecimento é reforçado na capital
Paralelo à obra da estação de tratamento que será inaugurada, a Casal também entregará à população da capital o funcionamento de mais uma bomba do seu sistema de abastecimento, que pertence ao sistema Casal/Pratagy. Trata-se do funcionamento da 1ª fase para a melhoria da qualidade dos serviços e da oferta de água da companhia na capital, que vai instalar, em paralelo, três bombas em seu sistema. “Uma das bombas desse sistema já está funcionando. Inauguraremos a segunda bomba, que está em fase de testes, de um total de três”, disse o diretor.
Sobre o sistema de saneamento em Maceió, Segundo Briseno, Maceió possui hoje 28% de saneamento básico, incluindo rede coletora de esgoto e fossas sépticas, que, inclusive, foram inauguradas na gestão da ex-prefeita da capital e atual secretária executiva da Saúde, Kátia Born.
Briseno afirmou ainda que nos próximos dias deverão funcionar as ligações da orla lagunar e de uma rede instalada no Stella Maris, no bairro de Mangabeiras, com uma extensão de 55 Km de esgotamento sanitário. Quando à parte da orla lagunar e do Stella Maris entrarem em ação, o índice de saneamento passará de 28% para 35%, somente na capital.