O título de campeã do Carnaval de São Paulo de 2006 pertence à Império da Casa Verde, cujo desfile celebrou o enredo "Do Boi Mítico ao Boi Real – De Garcia D’Ávila na Bahia ao Nelore – O boi que Come Capim – A saga da Pecuária n Brasil par ao Mundo". A redução da faixa de atribuição de notas, de 0,5 para 0,25 ponto, manteve a disputa emocionante e muito equilibrada. O bicampeonato de virada.
A polêmica da edição ficou por conta da Gaviões da Fiel, que disputou no Grupo Especial sob liminar da Justiça. Entretanto, descontos por atrasos e por não cobrir a marca de um gerador elétrico, em um dos carros, comprometeram o desempenho da escola, que acabou rebaixada. Pelo regulamento original, a Gaviões deveria desfilar no Grupo das Escolas Esportivas, cujo título acabou nas mãos da Mancha Verde, participante solitária da categoria.
Rebaixadas, as escolas de samba Nenê da Vila Matilde, Leandro de Itaquera, Camisa Verde e Branco e Gaviões da Fiel disputam no ano que vem pelo Grupo de Acesso.
Em 2005, a campeã do Carnaval Paulistano foi a Império da Casa Verde. Em segundo, ficou a X-9 Paulistana. Mocidade Alegre, Unidos de Vila Maria e Vai-Vai dividiram o terceiro lugar.