A abertura oficial da campanha da Fraternidade 2006, em Maceió – que tem por tema “Fraternidade e Pessoas com Deficiência” – foi feita pelo bispo da Arquidiocese de Maceió, dom José Carlos, que discutiu a importância da igreja nas questões sociais. O encontro aconteceu aconteceu na Livraria Paulinas, no centro no final da tarde.
“A campanha tem o objetivo de oferecer aos cristãos a oportunidade de refletir sobre os campos especificamente humanos baseados em Deus, além de convidar os homens a olharem com dignidade essas pessoas que possuem um a certa limitação por diversas causas.” explica dom José.
Além do bispo, estiveram presentes, o Coral da Associação Pestalozzi de Maceió e a secretária da Ação Social, Elisabeth Marques, que também falou sobre a importância da campanha na construção da cidadania das pessoas com deficiência. “A secretaria está colaborando com a Campanha, dando sustentação as políticas públicas com apoio da igreja Católica”diz.
Com relação ao lema, “Levanta-te, vem para o meio”, (Mc 3,3), uma passagem retirada do evangelho de São Marcos, onde Jesus cura um homem com atrofia na mão e o chama para se entregar à sociedade, o bispo ressalta a importância da ação pela igreja. “Através das palavras de Jesus Cristo, visamos valorizar, reconhecer os seres humanos através do amor e mostrar que todos são iguais apesar de uns terem algumas limitações” diz.