Dentro da programação alusiva ao Dia Internacional da Mulher – 8 de março – o governo de Alagoas irá homenagear diversas mulheres que se destacaram durante o ano com a comenda Nise da Silveira. A solenidade será realizada na próxima quarta-feira, no terreno localizado no final do bairro do Pontal da Barra, próximo ao monumento em homenagem às rendeiras.
O evento, que será presidido pelo governador Ronaldo Lessa, terá início às 19 horas e será aberto ao público. Depois da entrega das medalhas, haverá a estréia do filme Mulheres do Brasil, rodado em cinco estados brasileiros, incluindo Alagoas.
Este ano serão agraciadas com a comenda Nise da Silveira, a jornalista Bleine de Oliveira; a economista Cristina Maria Buarque; a assistente social Abgail Paschoa Alves; a jornalista e diretora do filme Mulheres do Brasil, Maria Lúcia Toledo de Martino (Malu de Martino), e a assistente social e secretária executiva de Economia Solidária, Trabalho e Renda, Nadia Rodrigues.
Também serão homenageadas a arquiteta Zélia de Melo Maia Nobre; Maria Aparecida Batista, historiadora e professora da Universidade Federal de Alagoas; a assistente social e secretária Gestora do Fundo de Microcrédito de Alagoas (Funcred), Genilda Leão; a advogada e coordenadora de Políticas da Secretaria Coordenadora de Justiça e Defesa Social, Magali Pimentel, e a cantora Wilma Miranda.
A escolha do dia 8 de março como Dia Internacional da Mulher é uma homenagem a um episódio trágico ocorrido nos Estados Unidos. Em 1857, as operárias da fábrica de tecidos Cotton de Nova Iorque, fizeram a primeira greve conduzida unicamente por mulheres. Elas protestavam contra as péssimas condições de trabalho. Como represália, os donos fecharam as portas da empresa jogaram gasolina no telhado e puseram fogo no edifício. Mais de 120 mulheres morreram queimadas. Em 1910, surgiu a idéia de se criar uma data para homenagear essas operárias e marcar um dia de luta feminina. Em 1975, A Assembléia Geral das Organizações das Nações Unidas (ONU) decretou o dia 8 de março como o Dia Internacional da Mulher.
Exposição
Ainda dentro da programação será lançada na próxima quinta-feira, às 10 horas, no Museu da Imagem e do Som de Alagoas (Misa), a exposição “Superando a Invisibilidade da Mulher na Política do Estado de Alagoas”. O evento é uma promoção das secretarias Coordenadora de Articulação Colegiada e Especializada da Mulher, dentro do projeto “Mulher e Democracia”, que visa dar visibilidade à história da participação política das mulheres em Alagoas.
A Secretaria Especializada da Mulher foi criada no governo Ronaldo Lessa, em julho de 2002, com objetivo de propor, formular, implementar e executar políticas públicas para as mulheres. Além disso, o órgão busca assegurar a integração da mulher alagoana como cidadã à vida sociocultural, política e econômica, sob a perspectiva de gênero, classe, raça e etnia.