Pela última rodada da primeira fase do Campeonato Paranaense, os favoritos Atlético-PR, Coritiba e Paraná confirmaram suas boas campanhas e terminaram em ótimas colocações nos seus grupos, garantindo a vantagem de atuar o segundo jogo em casa nas quartas-de-final.
Fora de casa, o Atlético-PR goleou o Cianorte por 5 a 1 e consolidou a liderança do Grupo A. Já pelo Grupo B, quem terminou no topo foi o Paraná, que bateu o lanterna TCW por 2 a 0, no Pinheirão. O time tricolor foi beneficiado pelo triunfo do Coritiba, que na mesma chave passou pelo antigo líder Adap por 2 a 1, de virada, e garantiu a segunda colocação.
Desta forma, o Adap acabou ficando em quarto lugar, sendo o último classificado do Grupo B. Assim, terá pela frente o Atlético-PR, realizando o primeiro jogo em Campo Mourão e depois decidindo a vaga nas semifinais na Arena da Baixada.
Já o Paraná enfrentará o Iraty, que se classificou ao vencer o Nacional. O Coritiba, por sua vez, terá pela frente o J. Malucelli, terceiro colocado do Grupo A, podendo decidir a vaga no estádio Couto Pereira.
Cianorte 1 x 5 Atlético-PR
O Atlético-PR iniciou o jogo com um "desfalque" no banco de reservas. O árbitro da partida não permitiu que o intérprete do técnico alemão Lothar Matthäus ficasse ao lado do treinador e o retirou do gramado. Desta forma, a comunicação entre Matthäus e os atletas ficou prejudicada, já que o comandante não fala português.
Contudo, mesmo com esse "ruído" na comunicação, o Atlético-PR abriu o placar logo aos 7min do primeiro tempo. Após boa jogada do lateral-esquerdo Michel Bastos, o passe do ala encontrou Pedro Oldoni, que limpou a jogada e bateu sem chances para o goleiro, fazendo seu primeiro gol no Paranaense.
No início da segunda etapa, Pedro Oldoni novamente marcou em grande estilo. Aos 5min, o atacante fez boa jogada individual e bateu forte, no alto, ampliando para os visitantes. Aos 25min, Allan Bahia, cobrando pênalti sofrido por Ferreira, marcou o terceiro, deslocando o goleiro.
Dois minutos depois, em contra-ataque, Ferreira driblou o goleiro e marcou um lindo gol, ampliando para o Atlético-PR. Aos 45min, Miquimba marcou o gol de honra do Cianorte. Mas, aos 46min, Wlliam, após dominar bola no peito, fez o quinto gol dos visitantes.
Adap 1 x 2 Coritiba
Com três minutos de jogo, o atacante Eanes – destaque do Coritiba na competição – recebeu cartão amarelo e, como é o terceiro da série, desfalcará o time na primeira partida das quartas-de-final.
Depois, aos 20min, após cruzamento na segunda trave, Ivan subiu sozinho e cabeceou sem chances para Artur, abrindo o placar para os donos da casa. Contudo, dois minutos depois o Coritiba empatou. James levantou a bola na área e o zagueiro Marcelo Batatais cabeceou para baixo, vencendo o goleiro do Adap.
Os visitantes passaram a dominar a partida e não demoraram a virar o jogo. Aos 31min, em boa trama ofensiva, Guaru lançou Eanes, que na saída do goleiro tocou por cima e desempatou.
No começo do segundo tempo, o Coritiba perdeu Ricardinho, que já tinha cartão amarelo e recebeu o vermelho após falta violenta. O Adap então passou a ter mais volume de jogo, mas o goleiro Artur, com boas intervenções, garantiu o triunfo da equipe alviverde.
Paraná 2 x 0 TCW
Depois de um primeiro tempo sonolento contra o já rebaixado TCW, em que não esteve inspirado no setor ofensivo, o Paraná voltou melhor para a segunda etapa e conseguiu garantir a liderança do Grupo B da competição.
Aos 11min, após cobrança de falta de Marcelinho na grande área, o atacante Beto, de cabeça, abriu o marcador no estádio do Pinheirão. O gol animou os donos da casa, que ampliaram aos 29min. Após cruzamento na área, Eltinho mandou a bola para o fundo das redes.