A Secretaria Executiva de Inserção e Assistência Social (Seias) apresentará o trabalho desenvolvido pelo Grupo Experimental Trampolim no Congresso Internacional de Pedagogia Social & Simpósio de Pós-Graduação da Universidade de São Paulo (USP), que será realizado de hoje a 11, na capital paulista. O secretário-executivo de Inserção e Assistência Social, Jurandir Bóia, participará do evento.
O trabalho a ser apresentado no congresso tem como tema "A cultura como base tecnológica na construção do conhecimento", que será abordado pela assessoratécnica da Seias, Eugênia Maria de Mendonça Rodrigues. O trabalho foi selecionado por um comitê científico composto por 16 professores doutores vinculados às instituições organizadoras do congresso. Dos 86 inscritos do Brasil e do exterior foram selecionados 53.
O Grupo Trampolim é formado por jovens da periferia da capital, entre eles educandos do Complexo Educacional Humberto Mendes. O Humberto Mendes é um órgão vinculado à diretoria de política intersetorial da Seias e atende a crianças e adolescentes em situação de risco social.
Das crianças assistidas pelo complexo sete participam do grupo Trampolim e se destacam por sua performance, o que já rendeu a dois deles um convite para fazer testes na Escola Nacional de Circo do Rio de Janeiro.
As atividades do Grupo Trampolim são desenvolvidas pelo professor de educação física e agente cultural Gilvan Ciríaco, um pernambucano radicado em Alagoas que utiliza a ginástica olímpica como ferramenta de inclusão social no Estado.
O Congresso Internacional de Pedagogia Social & Simpósio de Pós-Graduação é uma iniciativa do projeto de pesquisa Recuperação de fontes seriais para a historiografia da criança institucionalizada no Estado de São Paulo, desenvolvido na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo em
parceira com a Fundação Estadual do Bem-Estar do Menor (Febem).