A Coordenação Estadual do Programa de Formação Inicial para Professores em Exercício na Educação Infantil (Proinfantil) encerra amanhã a segunda etapa do curso básico de formação de tutores. A formação acontece desde segunda-feira (13), no Tambaqui Praia Hotel, na Ponta Verde.
O Proinfantil é um curso em nível médio, modalidade normal, semi-presencial, voltado para educadores que trabalham em creches e em turmas de educação infantil sem habilitação exigida. A primeira turma do Programa – desenvolvido através de uma parceria entre Governos Federal, Estadual e Municipais – está atendendo a 202 cursistas.
De acordo com a gerente do programa em Alagoas, Cristine Lúcia, o principal objetivo do Proinfantil é melhorar o nível de conhecimento e, conseqüentemente, a prática pedagógica dos professores que atuam em creches e pré-escolas.
Os tutores são educadores que acompanham os cursistas em seus municípios, enquanto os professores formadores, que já participaram de formação, atuam nas Agências Formadoras (AGs) de Santana do Ipanema, Arapiraca e União dos Palmares. Nesta primeira etapa, o Proinfantil foi implantado em 10 Estados brasileiros.
O bom desempenho de Alagoas no Programa de Formação de Professores em Exercício (Proformação), credenciou o Estado a ser selecionado pelo MEC como uma das primeiras unidades da Federação a implantar o projeto piloto. Através do Proformação, Alagoas já formou 858 professores em 52 municípios, e está atendendo mais 370 em 24 cidades.
Funcionamento
O Proinfantil é ministrado com recursos de educação à distância e encontros presenciais. Diferente do Proformação, que atendia professores do ensino fundamental, ele é direcionado a educadores que trabalham com crianças de zero a seis anos, em creches e educação infantil da rede pública ou privada sem fins lucrativos. Outra vantagem é que o Proinfantil atenderá a todos que exercem docência, sejam titulares ou auxiliares, esses últimos geralmente chamados babás, pajens, monitores e recreadores.
As funções para a realização do curso são distribuídas entre os parceiros: o MEC fornece o material, a capacitação, o monitoramento, o acompanhamento e a avaliação do programa, enquanto o Estado disponibiliza os professores formadores e a equipe pedagógica, além de avaliar e monitorar as atividades. Já as prefeituras são responsáveis pelos tutores, alimentação e transporte para a fase presencial, reforço, encontro quinzenal e o monitoramento da agência.