A Secretaria Executiva de Esporte e Lazer lança em Palmeira dos Índios, no dia 17 de março o primeiro módulo do projeto Arbitragem Comunitária. O projeto visa à capacitação de membros de comunidades com noções de arbitragem de futebol e faz parte do calendário esportivo da Secretaria. Até o final deste ano serão implantados cinco módulos, além de Palmeira dos Índios também serão beneficiados os municípios de Campo Alegre, Viçosa, Porto Calvo e Maceió.
A abertura oficial do evento será na sexta-feira (17.03) às 8h no Museu Graciliano Ramos e contará com a presença do Secretário Executivo de Esporte e Lazer, Alberto Sextafeira; Albérico Cordeiro, Prefeito de Palmeira dos Índios, Antonio Oliveira, Presidente da Liga Amadora de Esporte da cidade e autoridades locais. Posteriormente, os participantes iniciarão os trabalhos teóricos e dinâmicas de arbitragem.
O curso tem duração de dois dias e será ministrado pelo ex-árbitro Marlon Reinoldson e Fernando Rogério, que atualmente faz parte dos quadros da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). No segundo dia (18.03), as atividades serão realizadas no Estádio Juca Sampaio, onde além da parte teórica haverá uma avaliação objetiva.
Segundo o Secretário Alberto Sextafeira, os principais convidados neste primeiro encontro são árbitros e dirigentes de clubes do agreste alagoano. “A intenção é garantir o investimento na arbitragem comunitária e no desenvolvimento do futebol alagoano. Com a realização deste projeto evita-se a migração de árbitros de outras regiões para os campeonatos, aproveitamos a prata da casa e os recursos disponíveis giram em torno da própria comunidade”.
Próximas atividades
Na próxima segunda-feira (20) será lançado o Projeto Longevidade onde está prevista a criação de núcleos em quatro bairros da capital alagoana a fim de atender os idosos com assistência médica, orientações físicas, caminhadas, ginástica e atividades lúdicas proporcionando uma melhor qualidade de vida.
No dia (25) acontece a II Conferência Estadual de Esporte no Auditório do Colégio Marista, que tem o objetivo de mobilizar os municípios para aperfeiçoar a estruturação institucional e política de esporte e do lazer; consolidar o espaço de diálogo entre o estado e a sociedade, além de avançar na construção do Sistema Nacional de Esporte e Lazer.