A derrota do Vasco para a Cabofriense, na noite desta quarta-feira, complicou ainda mais a situação do Fluminense. Agora, para conseguir a classificação às semifinais da Taça Rio, o Tricolor precisa, além de vencer o Volta Redonda com boa margem de gols, torcer contra Flamengo, Americano e Cabofriense.
Atualmente, a situação do grupo A é a seguinte: o time da Região dos Lagos é o líder, com oito pontos e saldo positivo de três gols. Em segundo está o Americano, também com oito pontos, mas com saldo um. Em terceiro, o Flamengo, que soma seis pontos, e em quarto lugar está o Flu, com cinco pontos e saldo zero.
Para o Fluminense ultrapassar o Flamengo, o time das Laranjeiras torce por um empate ou vitória vascaína no clássico de domingo, entre Fla e Vasco. Se isso acontecer, a disputa pelas duas vagas do grupo ficará entre Fluminense, Cabofriense e Americano.
Para o Flu garantir a classificação, antes de mais nada será preciso que o time vença o Volta Redonda por, no mínimo, três gols de diferença. Com isso, o Tricolor igualará a pontuação das outras duas equipes e passará a somar três gols de saldo.
Se isso acontecer, o torcedor tricolor torcerá para que ou a Cabofriense perca para o Madureira, em Conselheiro Galvão, ou o Americano perca para o Friburguense, em Nova Friburgo. Difícil, mas não impossível.
Fogão e o velho ‘fantasma’
O Botafogo se deparou com um velho "fantasma" ao ser facilmente derrotado por 3 a 0 pelo Ipatinga-MG, na noite desta quarta-feira, em Minas Gerais, pela partida de ida da segunda fase da Copa do Brasil.
Pelo terceiro ano seguido, um time considerado pequeno, porém emergente no futebol brasileiro, entra no caminho do Botafogo na segunda fase da Copa do Brasil. Com o resultado, o time da Estrela Solitária se complicou muito na tentativa de acabar com uma sina que o assola há dois anos.
A equipe alvinegra, que desde 2004 não consegue passar da segunda fase da competição nacional, terá que vencer por quatro gols de diferença o jogo de volta, marcado para o dia 23 de março, no Rio de Janeiro, para finalmente "desencantar".
A última vez que o Botafogo passou da segunda fase foi em 2003. Naquela ocasião, o time eliminou o São Caetano, mas depois caiu diante do Goiás na etapa seguinte. Em 2004 e 2005, a equipe foi precocemente desclassificada no estágio atual por Gama-DF e Paulista, respectivamente.
Com a vitória, o Ipatinga-MG ainda manteve uma invencibilidade invejável. O time mineiro não perde atuando no seu estádio há um ano – a última derrota foi para o Cruzeiro, pela Copa do Brasil de 2005. O resultado também serviu para o atual campeão mineiro sustentar uma seqüência de 18 jogos sem derrota.
Antes de enfrentar novamente o Ipatinga-MG pela Copa do Brasil, o Botafogo volta a campo no próximo domingo para fazer sua despedida da Taça Rio contra a Portuguesa-RJ, às 16h, no estádio Luso-Brasileiro.
Já o Ipatinga-MG disputa a primeira partida das semifinais do Campeonato Mineiro contra o América-MG, no mesmo dia, às 18h10, no Mineirão.