Inscrições para o DOCTV Alagoas prosseguem até amanhã

As inscrições para o DOCTV Alagoas em Cena estendem-se até amanhã, na TV Educativa de Alagoas. Visando estimular a produção de novos documentários, o concurso selecionará dois projetos de documentário em Alagoas com um contrato de co-produção no valor de R$ 100 mil para realização de cada documentário. Para qualificação dos projetos já foi realizada em fevereiro a oficina Formatação de Projetos no Estado, com o documentarista Geraldo Sarno.

O documentário premiado em primeiro lugar terá sua teledifusão em horário nobre nos 27 estados brasileiros em Rede Pública de Televisão, e o agraciado em segundo lugar, sua teledifusão também em horário nobre pela TV Educativa de Alagoas.

Segundo o diretor-presidente do Instituto Zumbi dos Palmares, Luciano Rocha, o concurso é muito importante para o Estado, pois com ele descobrem-se novos talentos, estimula-se a criação, a produção é descentralizada e abre-se espaço para documentários na TV aberta exibindo-os nacionalmente.

O autor do projeto selecionado em primeiro lugar participará ainda da oficina Desenvolvimento de Projetos, que reunirá os 35 autores de projetos selecionados nos 27 Concursos Estaduais do DOCTV III com cinco grandes expoentes do documentário brasileiro. Na edição passada esta oficina teve como orientadores os documentaristas Geraldo Sarno, Eduardo Coutinho, Maurice Capovilla, Jorge Bodanzky e Joel Pizzinni.

O Programa de Fomento à Produção e Teledifusão do Documentário Brasileiro – DOC TV faz parte de um convênio firmado entre Ministério da Cultura, Fundação Padre Anchieta (TV Cultura de São Paulo) e Associação Brasileira das Emissoras Públicas, Educativas e Culturais (Abepec) em parceria como Banco do Nordeste, ABD-AL, TV Educativa de Alagoas e o Governo do Estado, por meio da Secretaria Executiva de Cultura de Alagoas.

Fonte: Agência Alagoas

Veja Mais

Deixe um comentário