Unicef atesta ótimos resultados do IDH em Alagoas

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) voltou a destacar o trabalho e o esforço desenvolvido pelo governo de Alagoas para a redução da mortalidade infantil e melhoria do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), nos últimos sete anos. A observação foi feita por Marrie-Pierre, representante do Unicef no Brasil, que foi recebida em audiência nesta sexta-feira, no Palácio República dos Palmares, pelo governador Ronaldo Lessa. Marrie-Pierre estava acompanhada do representante do Unicef para os Estados de Alagoas, Pernambuco e Paraíba, Fábio Atanásio.

“Estivemos aqui em Alagoas para participar do Seminário Regional de Assistência Social e constatamos o excelente trabalho e a rede de proteção montada pelo governo para reduzir os péssimos índices, como também a nova dinâmica que vem sendo dada na área de saúde e educação”, ressaltou Marrie-Pierre.

Ela parabenizou o Estado por ter conseguido que 46 cidades aderissem ao Pacto Nacional – Um Mundo para a Criança e o Adolescente no Semi-Árido”. Nesse pacto, todos os municípios integrantes receberão o Selo Unicef. O governador Ronaldo Lessa foi um dos governadores integrantes do Semi-Árido nordestino a assinar o pacto em Brasília, em 2004.

“Isso é motivo de muita alegria, partindo de uma instituição de credibilidade como o Unicef. Serve para ratificar o nosso compromisso com a educação e saúde, e conseqüentemente com melhoria do nosso Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), fato que o jornal o Estado de S. Paulo tentou, estranha e tendenciosamente, mostrar o inverso, numa reportagem absurda há alguns dias”, destacou Lessa.

O governador voltou a lembrar que, em 1999, quando assumiu o governo, o quadro era dramático. O coeficiente de morte era de 68,2 crianças para cada grupo de mil nascidas vivas. Após a rede de proteção montada pelo governo de Alagoas e a sociedade civil organizada, o índice baixou para 29,1 mortes e o Estado triplicou o número de vagas nas escolas.

E acrescentou: “Não criamos a realidade perversa, fruto de décadas de descaso com a saúde e a educação. Mas tínhamos a obrigação de sair dela, muito embora reconheçamos que ainda precisamos vencer outras batalhas”, completou. Na ocasião, Lessa presenteou Marrie-Peirre e Fábio Atanásio com um chapéu do Guerreiro, símbolo das Alagoas.

Fonte: Agência Alagoas

Veja Mais

Deixe um comentário