Projeto em escola estadual garante melhoria da qualidade de vida dos alunos

Cerca de 300 alunos da Geraldo Melo participam hoje de atividades

Utilizar atividades extracurriculares como forma de incentivar o aprendizado é a marca da Escola Estadual Geraldo Melo, localizada no Tabuleiro do Martins. Desta vez a instituição decidiu investir na saúde de seus estudantes.

A partir das 8h, cerca de 300 estudantes do ensino noturno que participam da segunda etapa do Projeto Qualidade de vida irão receber orientações de como manter uma alimentação saudável, e os cuidados que se deve ter com o corpo.

A iniciativa surgiu ainda no ano passado, quando um grupo de professoras de educação física, biologia e ciências, sociologia, filosofia e educação religiosa resolveram desenvolver um estudo sobre a qualidade de vida da comunidade escolar.

Segundo a diretora da escola, Marli Tavares, na primeira etapa as educadoras realizaram entrevistas com os alunos, tanto do período diurno quanto do noturno, e criaram um prontuário de cada estudante contendo informações sobre seus hábitos alimentares, de higiene bucal e higienização.

"No primeiro momento foi feito um levantamento de dados, o que estamos fazendo hoje é com base no material coletado. Decidimos promover este momento com os alunos do noturno, por eles estarem concluindo suas atividades referentes ao ano letivo de 2005", explica Marli.

De acordo com a diretora, há muito tempo havia a necessidade de orientar a comunidade escolar sobre temas referentes à prática de exercícios físicos e a utilização correta dos medicamentos, o projeto das professoras foi o pontapé inicial.

Programação

A movimentação tem início às 8h, sob o comando das professoras de educação física da escola, que irão realizar uma sessão de alongamento. Em seguida terá início a palestra de abertura, "Como Alimentar-se Bem", com a nutricionista Rosa Angélica Pitanga.

Por volta das 9h30, um grupo de alunos montará uma pirâmide alimentar no pátio da instituição. Após o lanche coletivo, à base de muitas frutas e sucos naturais, a partir das 10h, o odontólogo dr. Carlos Henrique Acioli Tavares mostrará como se deve fazer uma boa higiene bucal.

Atividades práticas serão uma grande aliada no encontro. A partir das 10h40, uma aula de dança irá contagiar o evento e, finalizando as atrações do período da manhã, uma sessão de cinema mostrará tudo o que foi debatido. Três vídeos educativos sobre esporte, alimentação e higiene serão exibidos aos alunos. Durante toda a manhã, a rede de Farmácias Pague Menos montará um estande no pátio da instituição onde será feita a medição de pressão arterial.

A tarde, a partir de 13h30, a ginástica localizada dará continuidade ao encontro. Por volta de 14h30, alongamento e exercícios físicos serão o foco das discussões. Após as aulas de aeróbica e sessões de cinema, por volta das 17h, um happy hour, organizado pelos próprios estudantes encerrará as atividades.

Fonte: SEE

Veja Mais

Deixe um comentário