Representantes dos 102 municípios alagoanos participam nesta terça e quarta-feira, em Maceió, da I Conferência Estadual do Idoso. O evento será realizado no auditório da Secretaria Executiva de Inserção e Assistência Social, no Poço, e tem como objetivo principal debater os direitos humanos da pessoa idosa.
A abertura será feita às 18h30 desta terça-feira, pelo secretário-executivo de Inserção e Assistência Social, Jurandir Bóia, e pela presidente do Conselho Estadual do Idoso, Marta Ferreira. Após a abertura, será realizada uma conferência sobre a construção da rede nacional de proteção e defesa da pessoa idosa, com o vice-presidente do Conselho Nacional do Idoso, o promotor público Paulo Roberto Ramos.
A construção da rede de proteção e defesa da pessoa idosa faz parte de uma campanha lançada no Brasil para assegurar os direitos sociais, como alimentação, transporte, saúde, habitação, educação, esporte, lazer e cultura, previstos no Estatuto do Idoso, bem como a implementação de políticas públicas voltadas para o segmento.
O seminário será reaberto na quarta-feira, a partir das 8h30, com uma palestra proferida pela técnica do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Alba Maria Abigail, que vai falar das linhas de financiamento para o desenvolvimento de projetos voltados para as questões da pessoa idosa, e se encerrará às 17 horas. Na ocasião, serão eleitos os delegados que participarão da I Conferência Nacional de Direitos do Idoso, que será realizada no período de 23 a 26 de maio, em Brasília.
Além de representantes dos municípios alagoanos, o evento contará com a participação de integrantes de segmentos ligados a questões da pessoa idosa em todo o Estado de Alagoas.