O vice-governador, Luís Abílio (PDT), está reunido, neste momento, com o reitor da Universidade Estadual de Ciências da Saúde (Uncisal), André Falcão, na sede da universidade, no Trapiche da Barra. O encontro foi iniciado com um café-da-manhã. Em seguida Abílio conhecerá a nova estrutura física da universidade, que passou por reformas.
De acordo com o reitor da Uncisal, o objetivo desse encontro é prestar contas ao Estado de tudo que já foi realizado na universidade. “O vice-governador está fazendo uma visita de cortesia na nossa sede e vai conhecer nossa filosofia de trabalho, a estrutura da Uncisal, além disso, vamos conversar sobre os planos da universidade, entre eles, qualificar, em três anos, 40% dos professores com mestrado e doutorado”, afirma.
Abílio destacou a importância da Uncisal para os alagoanos. “A Uncisal não dá só aula, mas contribui com a sociedade. Ela possui quatro hospitais agregados e é a única que abastece o Sistema Único de saúde (SUS) no Estado”.
De acordo com a pró-reitora de extensão, Maria Áurea, a antiga Escola de Ciências Médicas (ECMAL) teve que passar por reformulações na estrutura física e no quadro de profissionais. Disse ainda que cinco novos cursos de mestrado e mais dez de especialização já foram criados.
“Para obter o status de universidade tivemos que atender a uma série de recomendações do Ministério da Educação(MEC). Reformamos os laboratórios, a biblioteca. Tivemos que preencher nosso efetivo com professores mestres e doutores. Três especialistas do Conselho Estadual de Educação avaliaram a nossa estrutura e o governo sancionou a lei que nos transformou em universidade”, comenta.
A Uncisal engloba a antiga escola de Ciências Médicas, o hospital-escola José Carneiro, A maternidade Santa Mônica, o hospital Helvio Auto e o Potugal Ramalho “Nossa filosofia é prestar assistência médica qualificada, através de uma equipe multidisciplinar especializada, ética e humanizada”, destaca André Falcão.