Considerada a “Suíça alagoana” por seu clima serrano, cuja temperatura em algumas épocas do ano chega a 13º, a cidade de Mar Vermelho comemora neste sábado, 25, 44 anos de emancipação política, ocasião em que a prefeita Juliana Almeida (PMDB) estará entregando uma série de obras em prol da comunidade. A construção da rodovia asfáltica ligando o município a Viçosa ainda não foi concluída pelo governo do Estado e ficará para uma outra etapa.
Dentro da programação, será realizado o I Festival da Cultura que terá uma série de atividades, incluindo apresentações culturais, missas, bandas de fanfarras e shows musicais. A festa será aberta nesta quinta-feira, 23, às 7h, com a caminhada do grupo de idosos, vindo a seguir missa em ação de graças e uma sessão solene na Câmara Municipal. Na parte da tarde está prevista a inauguração de obras, ficando para a noite um show de calouros e artistas da terra.
Na sexta, 24, a programação inclui apresentações culturais com escolas da rede municipal de educação, apresentação da banda fanfarra de Mar Vermelho, considerada uma das melhores do Estado e à noite shows de calouros e artistas da terra. Fechando a programação, no sábado, a festa tem início às 5h da manhã com uma salva de tiros, hasteamento das bandeiras do Brasil, Alagoas e do município, final da Copa 25 de Março, seguida das premiações aos vencedores.
A partir das 15h, haverá uma série de apresentações culturais, com abertura pelo grupo de capoeira do município, sendo seguido dos municípios de Cajueiro, Chã Preta, Quebrangulo, Pindoba, Paulo Jacinto e Viçosa. O encerramento será feito pela banda fanfarra do município. À noite, a partir das 21h, haverá o encerramento da festa com shows das bandas Cavalo de Pau e Calango Aceso.