Entre os dias 26 a 28 de março de 2006, o presidente da Associação Brasileira de Agên-cias de Regulação (ABAR), Álvaro Machado, participa em Foz do Iguaçu (PR) do Seminário de Regulação do Cone Sul, o primeiro evento de âmbito internacional organi-zado no Brasil voltado para a área de regulação multisetorial.
Organizado pela ABAR, com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e patrocínio da Petrobrás, o seminário tem como objetivo reunir todas as entidades reguladoras do Cone Sul para troca de experiências, avaliação de resultados e apresen-tação da proposição para formação de uma entidade ibero-americana de regulação, que reúna todas as entidades da América e Península Ibérica (Espanha e Portugal). “Trata-se de um encontro de reguladores e estudiosos da regulação. Nossa finalidade maior é a uniformização dos procedimentos regulatórios da América Latina”, explica Álvaro Macha-do.
A abertura do Seminário acontece no domingo, 26, às 19h, com os pronunciamentos do presidente da ABAR, do deputado Ricardo Barros, coordenador da Frente Parlamentar em Defesa das Agências de Regulação, e de representante do BID.
Palestrantes de diversos países, como Brasil, EUA, Argentina, Portugal, Colômbia, Bolí-via, Uruguai e Peru, participam do evento. Entre os palestrantes, na segunda, 27, o professor da Universidade de Harvard (EUA), Dr. Ashley Brown, apresenta o painel "Mar-cos Regulatórios: Avanços e Desafios / Experiências Internacionais". Em seguida, o consultor do BID (EUA), Sebastian López Azumendi apresenta do projeto BR-L1047 do BID: "Evaluación de experiencias internacionales en gestión de agencias de regulación económica: recomendaciones para Brasil".
No horário da tarde da segunda, acontece ainda a apresentação do painel "Regulação no Cone Sul- Estudos / Projetos / Experiências" , com Dr. Alejo Molinari (Argentina), Dr. Eric-son de Paula – Consultor do BIRD e Dr. Cristian Stauper Buitargo- Comisión de Regulación de Água Potable e Saneamiento Basico (Colômbia).
Na terça, 28, uma mesa redonda coordenada pela ABAR e pelo BID, com a participação de representantes das Agências de Regulação, organismos internacionais e integrantes do executivo presentes, antecede o encerramento do evento.