A Prefeitura de Maceió já iniciou os preparativos para os festejos juninos deste ano. Na manhã de hoje, o prefeito Cícero Almeida e o presidente da Fundação Municipal de Ação Cultural, Marcial Lima, decidiram que a festa em homenagem aos santos juninos será concentrada em três pólos: Jaraguá, Fernão Velho e Ponta Grossa, no período de 20 a 29 de junho.
Nos três bairros serão montados um grande "arraiá" para ficar à disposição do público com atrações típicas. Em Jaraguá, por exemplo, o corredor da Rua Sá e Albuquerque servirá como palco para as atrações.
Na Praça Dois Leões haverá barracas com comidas típicas, casa de farinha, alto-falante, sorteio de balaio, literatura de cordel com violeiros, parque infantil, barracas de jo-gos – do tipo pescaria e argolinha -, personagens matutos, como conta-dor de causos, e teatro interativo, onde haverá, por exemplo, casamento matuto dentre outras atrações.
Em outro trecho da Rua Sá e Albuquerque – que ainda não está definido – haverá concurso de quadrilha estilizada. "A Prefeitura entrará com a infra-estrutura; caberá à Liga realizar o concurso", explicou Marcial Lima. Segundo ele, outros dois pontos da via serão montados arraiais para apresentação de forró pé-de-serra. Em Fernão Velho e Ponta Gros-sa, além de todas essas atrações, haverá quebra-pote e pau-de-sebo.
Representantes de todos os bairros da Capital, porém, poderão participar do concurso de ruas mais animadas e originais, como também concurso de quadrilha tradicional e rainha do milho.
A Prefeitura está em processo de negociação para definir as atrações que ficarão à disposição do público durante os festejos juninos.